Deus realmente me ama?

“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8.37)

A mais persistente afirmação das Escrituras, em especial no Novo Testamento, é a respeito o amor de Deus por nós. Deus nos amou e nos deu Jesus. Ele é a realização histórica do amor de Deus pelos pecadores – eu e você. Os evangelhos, as cartas dos apóstolos e também os profetas não deixam dúvidas sobre amor de Deus por nós, mas podemos ficar em dúvida por causa das circunstâncias. Quando coisas ruins nos acontecem e, em especial, quando enfrentamos sentimentos de solidão, quando uma tristeza sem motivo e um vazio estranho nos alcançam, uma pergunta as vezes surge: Deus realmente me ama ou foi apenas uma ilusão? Este é um momento importante de nossa vida.

Porque nos ama, Deus nos trata bem, nos consola, nos perdoa. Porque nos ama temos a Sua graciosa presença e, por meio da fé em Jesus, temos a vida eterna. Mas há algo que as Escrituras não associam ao amor de Deus: uma vida sem dor, perdas ou aflições. Quanto a este assunto, o que encontramos nas palavras de Jesus e dos apóstolos é justamente o contrário. Neste mundo teremos aflições e algumas motivadas justamente pela fé no amor de Deus. Estamos sujeitos a perseguições de vários tipos e inclusive a problemas familiares. Jesus disse que os membros de nossa própria família poderiam agir como se fossem nossos inimigos. Porque Deus nos ama, não significa que tudo será como gostaríamos. Mas, porque Deus nos ama, podemos superar seja lá o que for.

O segredo é aprendermos a nos fortalecer no amor de Deus. Por isso nossa espiritualidade não deve ser uma experiência ritualística e nem uma proposta meramente contemplativa. Nossa espiritualidade deve ser uma experiência relacional e diária com Deus. Porque nos ama, Deus nos oferece Sua presença. Ele está conosco. Ele não chega quando a sirene do desespero toca! Ele não age quando percebemos o livramento. Ele nos ama e a cada instante Ele é por nós. Somos vencedores sobre todas as coisas por causa dele e na medida em que confiamos nele, para que tudo apenas tenha o poder de nos fazer estar mais envolvidos com Ele, convictos de Seu amor. A melhor forma de enfrentar as circunstâncias que nos colocam em dúvida sobre o amor de Deus é crer com mais firmeza ainda nesse amor. Deus nos ama. Não é uma ilusão!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui