DEUS NOS CONHECE… E NOS AMA!

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.” (Salmos 103.13-14)

É interessante como Aquele que não é pó, que não é frágil, que tudo pode e sabe, lembra-se e compreende a natureza e as idiossincrasias, ou peculiaridades, daqueles que são pó, são frágeis, não podem tudo (e às vezes podem muito pouco) e não sabem tudo; enquanto estes ignoram as próprias limitações e incompreendem as limitações dos semelhantes. Deus lembra-se de que você é pó e conhece a sua estrutura. E você? Lembra-se? Conhece a própria estrutura?

Um autoconhecimento pleno é algo que nenhum de nós o tem ou terá nesta vida. Mas há um nível mínimo de autoconhecimento necessário a uma vida saudável, a relacionamentos saudáveis, a atitudes e posturas equilibradas e mais potencialmente sábias. Precisamos pelo menos ter consciência de que somos fracos, incapazes de compreender tudo e suscetíveis a enganos e maldades. Numa só palavra: pecadores. Somos pecadores. Perder isso de vista nos coloca em perigo e a outros também.

Ser pecadores indica que temos o potencial de fracassar e ferir. Podemos não faze-lo, mas somos uma espécie de perigo ambulante. E por mais que esteja se saindo bem, não pense que não é. Não é sem razão que as Escrituras nos advertem: “Aquele que está em pé, cuidado para que não caia”. E não apenas podemos, como pecadores, “cair de nossa santidade”. Somos também débeis na capacidade de perceber e arrepender-nos de nossas maldades, o que nos leva a agir como se fossemos superiores. Quando julgamos outros é isso que estamos revelando.

Mas graças a Deus porque Ele conhece a nossa estrutura e lembra-se de que somos pó. Ele não espera o que não podemos dar. Ele não se decepciona conosco, pois sabe quem somos. Ele não nos ama porque esteja enganado a nosso respeito. Algumas pessoas somente nos amam porque desconhecem todos os meandros de nossa vida, mas Deus, mesmo conhecendo, nos ama. Tudo isso deve nos inspirar a ser melhores.

Melhores em nosso procedimento, porque somos amados e podemos contar com a graça que nos fortalece e que nos vem diretamente do trono gracioso de Deus. Melhores para lidar conosco mesmo, perdoando-nos em lugar de viver sob o peso de culpas passadas, pois Deus nos perdoa. Melhores em nosso relacionamento com os outros, sendo pacientes e amáveis com todos como Deus é conosco.

Porque Deus nos conhece e nos ama, há esperança para todos nós. Sejamos portadores dessa esperança. Sejamos missionários dessa esperança. Sejamos agentes dessa esperança. Que melhoremos em resposta ao coração favorável de Deus a nós. Que confiemos em seu amor e graça. Que vivamos toda a plenitude possível sob a graça de Deus. Celebrando a vida com o Deus que nos abraçou sendo quem somos e que, exatamente por isso, tornou-se a fonte de tudo de bom e melhor que podemos vir a ser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui