Deus é o nosso refúgio

“Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.” (Salmos 90.1)

Quando cremos em Jesus, um mundo novo, perspectivas novas e percepções novas para a vida colocam-se diante de nós. Crer em Jesus desafia-nos a seguir crendo nas novas possibilidades que a fé nele declaram. Crer em Jesus significa crer que Deus nos amou e nos enviou Seu Filho. Um envio em missão para nos redimir. Uma redenção que implicaria em sua punição e morte, para que pudéssemos receber perdão e vida. E não para aí.

Crer em Jesus significa que podemos viver próximos, em comunhão com Deus. Podemos chama-lo de Pai, meu Pai, Pai nosso. E Ele nos acolhe, perdoa, cuida de nós. Crer em Jesus nos coloca em uma nova posição quando lemos as Escrituras. Elas passam a ser um lugar de encontro e descobertas, orientações e revelações. A relação que podemos ter com as Escrituras é completamente nova quando a lemos como  crentes em Jesus, como filhos amados de Deus.

Porque creio em Jesus, ao ler o verso de hoje no salmo 90, entendo com alegria algumas coisas muito especiais sobre Deus. Ele se fez nosso refúgio. Isso não é algo novo, já faz muito tempo. Desde o início de tudo, Deus tem nos amado e sido refúgio. Geração após geração. Cada ser humano, pela fé, pode refugiar-se em Deus, pois Ele é o Deus-Refúgio.

O Refúgio que Ele é não me parece compreensível para nós, assim como o Pai que Ele é, o Criador, o Soberano… e tantas outras maneiras como podemos vê-lo, também não são. Sempre o julgamos em função do que esperamos dele. E Ele parece não ter muito problema em nos decepcionar. Mas se cremos em Jesus somos desafiados a confiar. Mesmo sem poder entende-lo e nos confundindo e nos frustando com as decisões que Ele toma contrárias ao que consideraríamos o melhor, podemos seguir crendo: Deus é nosso refúgio.

Deus é nosso refúgio também quando nós fracassamos. Quando o fato de sermos pecadores se revela em atitudes erradas e a culpa se instala. Deus é nosso refúgio quando não sabemos dizer o que sentimos, quando não sabemos o porque do que sentimos, quando sentimos que não cremos como deveríamos. Deus é nosso refúgio, não porque pedimos, ou porque merecemos. Ele se fez nosso refúgio porque nos ama. Assim como Jesus veio, não porque nós pedimos por isso – pois jamais poderíamos saber o quanto precisávamos que Ele viesse – mas porque Deus nos amou. Assim disse o apóstolo: Ele nos amou primeiro, sendo nós ainda pecadores.

Foi movido por Seu amor que Deus se fez nosso refúgio e tem sido nosso refúgio de geração a geração e continuará sendo, até o fim dos tempos. Ele não é uma ameaça. Ele é refúgio, abrigo, socorro, resgate. Porque Ele nos ama. Ama de modo incompreensível. Ama sem desistir de amar. E não entendemos como. Jamais entenderemos. Mas podemos crer. Deus é nosso refúgio.

Sigo crendo e convidando todos que puder convidar, para crerem. Deus é nosso refúgio. Quando parecer que não há porta aberta para nós, a porta de Deus sempre estará aberta. Deus é nosso refúgio. Abrigar-se nele não é tornar-se inatingível. Talvez seja perceber-se, como nunca antes, vulneráveis. Mas, ao mesmo tempo, seguros. E por isso, em paz. Deus é nosso refúgio. E isso muda tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui