O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fiscaliza as condições mecânicas e de segurança dos trios e carros de apoio que participam do Carnaval de Salvador e realiza o teste do bafômetro nos condutores dos veículos, que passaram pelo curso de capacitação do órgão antes da festa.
De acordo com o coordenador de Vistoria e Emplacamento do Detran, Jurandy Sobrinho, até a segunda-feira (27) nenhum motorista tinha sido reprovado no teste de alcoolemia. “Isso comprova que os condutores estão mais conscientes. Essa ação busca evitar acidentes e garantir a segurança dos foliões durante o percurso nos circuitos Campo Grande e Barra-Ondina”, disse.
Motorista do trio do bloco Camaleão, puxado pelo cantor Bell Marques, Eromilton Santos, 41 anos, ressalta a importância da preparação para conduzir uma carreta. “Desde o curso preparatório até agora com essa fiscalização, incluindo o bafômetro, o Detran faz um trabalho excelente. Como motorista, sinto-me amparado e muito confiante”.
Para José Francisco Menezes, 49 anos, que pilota o trio do bloco Corujas, comandado por Ivete Sangalo, “temos todo suporte do departamento de trânsito para fazer um bom trabalho”.
CICC
A fiscalização do Detran atua também no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde a Secretaria de Segurança Pública (SSP) monitora as ações durante o Carnaval. O órgão de trânsito oferece assessoria técnica para a identificação de condutores e veículos por meio do sistema Renavam-Renach.