Destinados a vencer

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5.4)

Se você não acredita nas afirmações de que o cristão jamais perderá e que ter fé é antecipadamente tomar posse das bênçãos e agir como um ser imbatível, afinal, ser filho de Deus é vencer sempre, então estamos no mesmo barco. Eu também sou dos que não considera assim o significado da fé ou de ser filho de Deus. A vida não é previsível e coisas ruins acontecem a cristãos fiéis. E pessoas de grande estatura em sua conduta de fé também enfrentam dúvidas, angústias em relação a Deus e à vida. Creio que elas inevitavelmente acabam se perguntando: será que essas coisas que creio sobre Deus são de fato verdade? Mas isso não faz delas pessoas infiéis, incrédulas ou reprováveis aos olhos de Deus.

Por outro lado creio que todos os que creem no amor de Deus, que creem na inexplicável graça ofertada a nós por Cristo, estão destinados a vencer. Está destinado a terminar bem, por causa de Deus. Passamos a semana refletindo sobre isso. Sobre não desanimarmos diante dos problemas e aflições. Podemos perder e perder irremediavelmente. Podemos perder bens, pessoas, posição e a própria saúde. Podemos perder porque pessoas nos negaram o direito, o que acrescenta injustiça e torna a perda ainda mais dolorida. Tudo isso pode acontecer, inclusive a cristãos fiéis. A fé em Cristo não nos blinda contra coisas como essas. Mas, ainda assim é verdade: somos mais que vencedores.

Somos mais que vencedores porque em Cristo recebemos o que jamais poderá ser tirado de nós: fomos feitos filhos de Deus. Soberanamente Deus nos guiará até o cumprimento de Seus propósitos para nossa vida e só teremos clareza disso na eternidade, mas podemos crer nisso. A vitória que conquistamos diante dos desarranjos da vida é obtida pela fé. Fé em quem Deus é e no que Cristo fez por nós. Fé de que, independente da realidade que vemos, há uma outra, realmente definitiva: a que inclui o Deus que nos ama e que jamais estará distante. Estamos ou não destinados a vencer? Creio que sim. Apenas devemos ter em mente que a vitória a que estamos destinados pode não incluir, e não incluirá, as ilusões que temos sobre a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui