Dizer que há alguém proibindo tocar no caso Jeolino, além de ser uma mentira deslavada, é uma tentativa de tentar monopolizar qualquer noticiário. Queremos a verdade, queremos os esclarecimentos sobre o caso, a elucidação do bárbaro assassinato. Só não queremos o uso político do caso, como tem gente fazendo. Do que não participaremos jamais é do que o deputado Amaury Teixeira chamou de pirotecnia demagógica. Não vamos participar do verdadeiro linchamento a que estão submetendo o delegado Marcus Vinícius: estamos fazendo as cobranças dentro da ética, firmemente, mas entendendo as dificuldades que a apuração apresenta.
Aliás, como foi no caso Ivan Rocha.
Casablanca
No excepcional filme Casablanca, em que Humphrey Bogart contracena com Ingrid Bergman, há um momento em que Rick dialoga com o contrabandista Ugarte, que conseguiu e quer vender passes para sair de Casablanca para Lisboa, e de lá para os Estados Unidos. O diálogo é memorável: Ugarte: “Rick, você me despreza, não é?” Rick: “Se eu pensasse em você, eu o desprezaria, mas não penso.”
Na mosca, e serve para Teixeira em várias situações e para várias pessoas.
Eunápolis
A morte de seis detentos, queimados em uma rebelião no presídio de Eunápolis, mostra a que ponto chegou a questão prisional no Brasil. Há pouco tempo foi em Pedrinhas, no Maranhão, recentemente aconteceu em Pernambuco e, a cada dia, notícias chegam de mais atrocidades acontecendo. Isso sem falar na violência nas ruas.
Será que existe solução para esse tipo de problema?
Aviso aos navegantes
A verdadeira campanha para que o prefeito João Bosco demita o secretário Henrique Gonsalves, da Infraestrutura, vai cair em ouvidos surdos. Henrique é bem avaliado e tem realizado um trabalho eficiente, mesmo que, em alguns momentos, impopular, como é o caso da Mobilidade Urbana.
Os que não querem que Henrique permaneça no governo têm esse desejo por causa do compromisso dele com o bem da cidade.
Mobilidade urbana
O verdadeiro festival de invasão dos espaços públicos em Teixeira de Freitas, promovido por ambulantes e camelôs, vai acabar. O MP e a prefeitura vão colocar cada qual no seu qual, cada um em seu lugar, levando os camelôs para uma área específica e dignamente composta e marcando os lugares que os ambulantes podem ficar, tudo obedecendo a lei e o Código de Posturas do município. Em momento algum, a ação da Prefeitura foi ilegal, pois o Código tem valor de Lei e dá ao município poder de polícia. A presença do MP confere mais legitimidade ao órgão e cerceia qualquer possibilidade que o poder público seja autoritário.
Bancada
Observadores informais, aqueles que frequentam as reuniões da Câmara de Teixeira, notam um silêncio tumular da bancada do prefeito, quando esse é atacado pela oposição. Qual seria o motivo?
O silêncio incomoda mais que o barulho oposicionista.
Caso Gel Lopes
Em boa hora, depois do verdadeiro massacre midiático a que foi submetido por órgãos da imprensa de Teixeira de Freitas, o delegado Marcus Vinícius, em entrevista coletiva, falou sobre as investigações que a polícia civil vem realizando sobre o assassinato do jornalista. O ponto maior do esclarecimento foi a fala do delegado sobre o HD da Praça da Bíblia e as fitas dos locais por onde Lopes circulou no dia do crime. Elas, segundo o delegado, foram enviadas para Salvador onde estão sendo analisadas. Ele espera os laudos para breve.
Aguardemos as providências.
Do túnel com elegância
Todas as frases que se seguem são de Maquiavel e servem para o atual momento político de Teixeira de Freitas:
“Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.”
“Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sentirá.”
“Homens ofendem por medo ou por ódio.”
“Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela…”