A Volkswagen anunciou que irá mais que dobrar o investimento previamente divulgado para o Brasil, totalizando um aporte de R$ 16 bilhões até 2028. Esse compromisso inclui o lançamento de 16 novos modelos, sendo quatro completamente inéditos. Entre as novidades, destaca-se um SUV compacto, menor que o Nivus, e a picape Tarok, monobloco projetada para competir com a Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Falando primeiro sobre o SUV, surgiu a especulação de que o nome Gol, associado a um dos carros mais bem-sucedidos no Brasil, seria utilizado para batizar o novo compacto produzido na fábrica de Taubaté (SP). Apesar da celebração pela prefeitura local nas redes sociais, a Volkswagen negou a informação, resultando na exclusão do post. O modelo utilizará a plataforma MQB 0, uma versão reduzida da empregada no Polo Track da mesma unidade. Antecipa-se que a motorização será semelhante à dos Polo mais sofisticados, com o 1.0 TSI de 116 cv. Espera-se que o modelo ocupe a faixa de preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, competindo diretamente com o Fiat Pulse.
Os outros dois modelos permanecem envoltos em mistério, mas já se sabe que serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP) e é altamente provável que também apresentem configurações híbridas. Isso se baseia no acordo anunciado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da região no ano passado para a produção de dois modelos eletrificados na unidade.
Os demais 12 modelos revelados consistirão em atualizações, incluindo a Amarok produzida na Argentina, além de modificações no T-Cross, Nivus e Taos. Importações também estão previstas, como o SUV Tayron, destinado a substituir o Tiguan, e o Golf R, uma versão mais esportiva do hatch que será lançada em quantidades limitadas para competir com o Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.
Fonte: TerraBrasilNoticias