Deputado Sandro Régis cobra apoio do Governo Federal para a região cacaueira

O deputado Sandro Régis, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, fez uso da tribuna na quarta-feira, 27, para cobrar do Governo Federal medidas de proteção para a produção cacaueira. Solidário à luta dos produtores no estado, o parlamentar afirmou que “o PAC do Cacau não passou de mais uma propaganda enganosa do governo do PT”.

Com o objetivo de sensibilizar o governo, produtores farão uma manifestação no Porto de Ilhéus na próxima terça-feira, dia 5 de março, devido à chegada de um navio carregado com 5 mil toneladas de amêndoas de cacau. A questão é que, além da “vassoura de bruxa” – praga que desde o início dos anos 90 destrói plantações –, o preço do cacau tem caído por conta da importação de milhares de toneladas de amêndoas de cacau vindas de países africanos. “Há 10 anos a arroba do cacau custava R$ 150, hoje, vale R$ 60”, alertou o deputado Sandro Régis.

O parlamentar destacou ainda a importância da lavoura de cacau para proteger as reservas de Mata Atlântica. “A lavoura cacaueira já foi o vetor de crescimento da Bahia e é um importante segmento de nossa economia. Mas, além disso, ela protege o meio ambiente, pois as fazendas de cacau protegem a mata atlântica”, afirmou.

 

Ibirataia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui