Deputado Geralso Simões felicita o prefeito de Itapetinga pela entrega de 500 casas

Confira o pronunciamento do deputado federal Geraldo Simões, no dia 31 de agosto de 2011, no Congresso Nacional, em Brasília. 

Senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados.

Hoje venho felicitar o povo de Itapetinga e o prefeito José Carlos Moura, pela construção e entrega de 500 casas a famílias do município.

Ontem mesmo estive presente na cerimônia de entrega das chaves das residências aos moradores.

Foi uma emocionante festa que contou com a presença, além das famílias dos moradores e amigos, da secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, do prefeito José Carlos Moura, do deputado Rosemberg Pinto, de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, da Caixa Econômica Federal – CEF, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores, acadêmicos, professores, engenheiros. Tantas autoridades que peço desculpas por não citar a todas.

Na ocasião, a secretária Eva Chiavon elogiou ao prefeito pelo desempenho em sua gestão que prioriza as políticas sociais e a melhoria das condições de vida da população, principalmente aos que mais necessitam.

Emocionado manifestei todo o meu acordo com a fala da secretária e fiz questão de destacar a importância do Programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo Governo Lula e continuado com determinação pela presidenta Dilma.

Quero lembrar, senhores parlamentares, que nunca houve no Brasil, em todos os tempos, prioridade para as questões sociais como vemos nos últimos anos. Nunca houve um programa habitacional das dimensões do Minha Casa, Minha Vida.

Em sua primeira etapa, iniciada em 2009 estão sendo financiadas mais de 1 milhão de moradias. E agora, no Governo Dilma chegaremos a 2 milhões de residências construídas em 2014.

Só na Bahia, senhor presidente, vão ser construídas 200 mil moradias. Mais de 100 mil já foram contratadas na primeira etapa e estão sendo entregues aos seus moradores.

Em Itapetinga, esta importante cidade da Bahia, foram entregues anteriormente 50 casas, ontem entregamos mais 500 e brevemente outras 500 serão entregues.

São casas financiadas em condições adequadas para famílias com poder aquisitivo de até 3 salários mínimos, que serão pagas em pequenas mensalidades, em torno de 50 reais, sendo o restante subsidiado pelo Governo.

Sinto que é totalmente dispensável insistir no significado de uma casa digna, com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e de frente, em um bairro com uma praça pública, área de lazer com quiosque, parque infantil e uma quadra esportiva, para os habitantes de nosso País. Esta iniciativa é simplesmente reconhecer na prática o direito social que todos têm à moradia. E para os moradores, é a realização de um sonho que parecia impossível.

Mas não é somente isto, senhores e senhoras.

O Programa Minha Casa Minha Vida é um programa social que beneficia a todos os brasileiros.

Não é casual que hoje podemos dizer que o País praticamente está alcançando o pleno emprego.

Não é casual que o Brasil seja um dos poucos países que mantém o dinamismo de sua economia, quando o chamado primeiro mundo continua em crise.

Este Programa e os demais programas sociais de nosso governo são responsáveis pelo estímulo ao crescimento do mercado interno e ao desenvolvimento.

Esta é a política correta de nosso governo para evitar a crise econômica.

Uma política de crescimento com justiça social.

Muito obrigado.

GERALDO SIMÕES

Deputado Federal – PT/BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui