O programa Pé de Meia, que já atende a 2,5 milhões de estudantes brasileiros, será ampliado para incluir mais 1,2 milhão de jovens secundaristas. A informação foi divulgada pelo deputado federal do PT/Bahia e vice-líder do PT na Câmara, Josias Gomes.
Segundo Josias, “Os pais e estudantes pediram, e o presidente Lula atendeu: o Pé de Meia inclui 1,2 milhões de jovens secundaristas no programa. Esta é mais uma ação vitoriosa da educação brasileira, que incentiva nossa juventude a concluir o ensino médio.”
Com a inclusão desses novos beneficiários, o programa passará a atender a um total de 3,7 milhões de estudantes. Cada um deles poderá receber R$ 9.200 ao final dos três anos do ensino médio.
O objetivo do programa, de acordo com Josias, é “despertar nos estudantes de baixa renda a importância de concluir o Ensino Médio e estar aptos para cursarem uma faculdade e mudar de vida.”
O presidente Lula, que passou por muitas dificuldades para poder estudar e teve que optar pelo trabalho desde cedo para ajudar na renda da família, entende a importância de apoiar os estudantes.
Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, ele afirmou: “Quando nós anunciamos o Pé-de-Meia, a linha de corte era o cadastro do Bolsa Família e ficou de fora o cadastro do CadÚnico. Então, nós, agora, resolvemos aumentar e colocar a linha de corte no CadÚnico e vão entrar, parece, mais 1,2 milhão de meninos e meninas no Pé-de-Meia”.
A ampliação do programa é uma vitória para os estudantes do Brasil, como expressou Josias.