Com o objetivo de atender famílias que necessitam de moradia, a deputada estadual Cláudia Oliveira apresentou, na Assembleia Legislativa, indicações para que sejam enviados recursos para a construção de casas populares nos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Itabela.
A deputada destacou a importância do programa para a Costa do Descobrimento, especialmente às famílias de baixa renda que têm dificuldades para adquirir ou construir uma moradia. “A conquista da casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros e, graças à volta do nosso presidente Lula, esse programa foi retomado. Nossa população merece e tem direito à mais dignidade e políticas públicas, estarei sempre em busca disso”, completou Cláudia.
Em março deste ano, o presidente Lula veio à Bahia para retomar o Minha Casa, Minha Vida, maior programa habitacional do Brasil. Uma das principais novidades do programa é o retorno da Faixa 1, agora voltado para famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640 (anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800).
Outras novidades do Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os novos empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno.
Para Cláudia, o programa traz benefícios para todas as áreas sociais e econômicas da cidade. “A partir do momento que as pessoas passam a ter uma casa própria, a qualidade de vida melhora. Além disso, a construção de novas casas gera empregos diretos e indiretos na região”, finalizou a deputada.