Deputada Cláudia Oliveira realiza audiência pública em prol da mandiocultura

Deputada Cláudia Oliveira realiza audiência pública em prol da mandiocultura
Fotos: Ascom

Visando intensificar as ações para promover o fortalecimento da Mandiocultura na Bahia, a deputada estadual Cláudia Oliveira, por meio da Comissão Agricultura e Política Rural, realizou, ontem (12), uma audiência pública com tema: Baixa produção e importação de mandioca pela Bahia.

“Nesta audiência, foram colocados em pauta os desafios que o nosso Estado está tendo em relação à produtividade nacional, pois a Bahia tem a menor produtividade do Brasil com 7,91 t/ha, apesar de possuirmos a maior área plantada do Nordeste, tendo ainda o Extremo Sul baiano com a maior média de produtividade da Bahia”, declarou a deputada.

Os profissionais do tema ainda destacaram que o Brasil, na década de 1970, produzia 29 milhões de toneladas, número que caiu para 18 milhões em 2021. O país é o sexto maior em produção do mundo, mas apenas o 29º em produtividade. Na Bahia, dos 417 municípios, 392 produzem mandioca.

De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Jeilhy Viviane, o Extremo Sul tem tido sucesso na produtividade. “Teixeira de Freitas alcançou 31 t/ha; Alcobaça e Nova Viçosa mais de 70 toneladas e um agricultor local atingiu a marca de 89 t/ha plantado de mandioca. É possível aumentar a produtividade ainda mais no nosso Estado, mas é preciso o desenvolvimento de maniveiros âncora, onde podem ser indicadas e identificadas formas mais eficazes de plantio, controle de pragas e doenças, que maximizem a produtividade”, disse.

A banca foi composta por Jeilhy Viviane, coordenadora do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura no Extremo Sul da Bahia e Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Mandioca, Carlos Estevão, agrônomo e pesquisador da EMBRAPA – Mandioca e Fruticultura, Helton Fleck, Agrônomo da EMBRAPA, Pedro Cardoso, diretor de relações institucionais da Veracel, e Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Dentre as ações solicitadas estão: agregar inovações tecnológicas em atividades produtivas, incluir a agricultura familiar nas estratégias industriais com política de preço mínimo; disponibilizar informações sobre o mercado e muitos outros projetos que elevem a cultura da mandioca na Bahia.

“Através do nosso mandato, iremos solicitar mais ações do Governo do Estado em prol da mandiocultura e a pequenos agricultores baianos”, finalizou a deputada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui