Com intuito de levar informações sobre a saúde da mulher, a deputada estadual Cláudia Oliveira deu entrada no projeto de lei para a criação da Semana Estadual de Combate à Endometriose.
Em reunião com a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, a deputada apresentou o projeto e sugeriu que a data fosse incluída no calendário da saúde e que as consultas especializadas fossem realizadas nas policlínicas regionais.
A endometriose é uma condição crônica que causa o crescimento de células do endométrio fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga e pode provocar sintomas como cólica intensa, menstruação abundante e cansaço excessivo, que pioram durante a fase menstrual do ciclo.
De acordo com a deputada, o projeto prevê divulgar informações sobre endometriose, ações preventivas e terapêuticas, proporcionando esclarecimento à população. “Com esse projeto vamos realizar mutirões de prevenção, diagnóstico e tratamento, promover rodas de conversa com especialistas, além de debater sobre endometriose e fertilidade”, completou Cláudia.
A deputada também reiterou a importância do projeto para a comunidade feminina. “Esse é um tema importante para nós, visto que uma a cada dez mulheres no Brasil possui essa condição. Será um meio de levar informações e disponibilizar atendimentos especializados para essas mulheres que sofrem com a endometriose”, finalizou.
O projeto foi pensado para acontecer anualmente na segunda semana de maio, por estar diretamente relacionado com o Dia Internacional da Luta contra Endometriose, celebrado no dia 07 de maio.