O Índice de envelhecimento sobe de 30,7 para 55,2. Portanto, quanto maior o valor do indicador, mais envelhecida é a população. No Brasil, esse índice chegou a 55,2 em 2022, indicando que há 55,2 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Em 2010, o índice de envelhecimento era menor, correspondendo a 30,7.
Com isto há um aumento das doenças crônico-degenerativas, entre elas a demência que é uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender.
O ser humano fica sem opinião alguma. Ver os objetos ao seu redor, mas não consegue forma opinião sobre coisa alguma, e como é terrível não ter nenhuma opinião. A gente vê, por exemplo, uma garrafa na mesa, ou a chuva caindo, mas para que serve essa garrafa, ou essa chuva? Os pensamentos são um vazio, tendo uma sensação amarga. Sentado na poltrona, a alma continua vazia, e olha a chuva pela janela.
Na demência a diferença esta entre um pensamento ativo que escava poços e galerias a partir e ao redor de um fato, e essa outra forma de pensamento, na demência, se merece tal nome, inerte, alheado, que quando olha não se detém.