Delegação baiana estreou na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Os 44 atletas que representam a Bahia na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em Blumenau (SC), já fizeram sua estreia nos tatames com os confrontos de judô e luta olímpica (wrestling) iniciados neste domingo (17) e que seguem até a próxima quarta-feira (20).

No final da tarde de sábado (16), a delegação baiana e dos outros estados brasileiros participaram da abertura oficial da competição, realizada no Ginásio de Esporte Galegão.

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Nos períodos da manhã e tarde do primeiro dia de competição, 12 dos 44 atletas lutaram para garantir medalhas para a Bahia.

No judô, que tem a maior delegação nesta primeira etapa, competiram: Rebeca Silva, primeiro lugar em todos as edições que participou do campeonato baiano de judô  e quinto lugar no nacional, foi à disputa de bronze contra uma atleta goiana, mas não obteve a vitória, ficando na quinta colocação.

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Em sua segunda participação nos JEJ, Rebeca diz estar sendo muito bacana e uma competição de alto nível.

Já na luta olímpica, competiram, neste domingo, Maria Eduarda,  13 anos, estudante do Colégio Acadêmico de Lauro de Freitas. Na sua estreia em Jogos Escolares, ela chegou até a disputa do terceiro lugar, mas não conquistou a medalha.

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Quem também lutou por medalha de bronze foi Daniel Tito, mas também não teve êxito.

Além das batalhas de hoje (18), todos os atletas de wrestling que competiram neste domingo voltam para a disputa por equipes, e os meninos ainda competem novamente pela luta greco-romana que se diferencia do estilo livre por ser proibido o uso das pernas para aplicar golpes.

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Nesta manhã e tarde de segunda-feira, a Bahia entra novamente nos tatames com 12 atletas para o combate: Laís da Rocha, Anna Luísa, Juan Pedro e Erick dos Santos pelo wrestling.

Beatriz Anjos, Gabriella Souza, Lívia Ramos, Amanda Santos, João Barbosa, Enzo Santos, Miguel Barreto e Davi Oliveira disputam medalhas pelo judô.

Bahia estreia nos Jogos Escolares 2019. Foto: Fernanda Tavares

Jogos Escolares

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude atrairá à cidade catarinense, até o dia 30 de novembro, atletas de todo o país de 14 modalidades esportivas.

Além de judô e luta olímpica que já se encontram na cidade sede dos jogos, a Bahia levará a Blumenau 179 pessoas, com os dois outros grupos viajando nas seguintes datas: 21 a 26/11 – atletismo, badminton e futsal; 26 a 30/11 – ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Toda a delegação da Bahia viaja com passagens cedidas pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, tendo o apoio da Secretaria de Educação e da Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui