Com as situações de alagamento que o município sofreu com as últimas chuvas, a prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, buscaram soluções para sanarem os problemas causados o mais rápido possível. Muito se fez dentro do possível. Mas a ações não param. Com um número de contato, a Defesa Civil em Cabrália pode ser acionada com mais rapidez.
Defesa Civil: (73) 99809 5881 – WhatsApp.
A coordenadora da Defesa Civil em Cabrália Eunice Brito reforça que é importante a definição das áreas e situações de alagamento e/ou possíveis áreas de risco para que sejam definidas as atribuições de cada secretaria, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e também as atribuições de todos os cidadãos, caso ocorra uma situação emergencial: “A Defesa Civil, em situação de emergência, coordena todo o gerenciamento de desastre. Portanto está inserida em todos os contextos atribuídos ao Corpo de Bombeiro e secretarias envolvidas”, ressalta.
Todos os anos, não só Cabrália, mas uma grande faixa da região litorânea, sobre com situações de alagamento no final de maio, junho e julho.
Os critérios para a decretação das distintas situações são descritas na Instrução Normativa nº 1/2012 do Ministério da Integração Nacional.
São eles:
– Situação de Emergência: situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo, parcialmente, sua capacidade de resposta.
– Desastre: resultado de eventos adversos, naturais ou provocado pelo homem, sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, e que exceda a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios.
– Estado de Calamidade Pública: situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo, substancialmente, sua capacidade de resposta.
Atribuições:
Corpo de Bombeiro e Secretaria de Saúde
– Busca, resgate e salvamento e remoção de vítimas;
– Primeiros socorros;
– Atendimento pré-hospitalar;
– Atendimento médico cirúrgico emergencial;
– Desocupação da população da área atingida;
– Orientação e informação à população (ASCOM).
Assistência Social
– Instalação de abrigo para pessoas sem condições próprias de habitação;
– Assistências psicossocial e psicológica;
– Distribuição de água potável, alimentação, colchões, kits de higiene pessoal e de limpeza;
– Distribuição de telhas ou lonas para cobertura de residências (situação de emergência);
– Gerenciamento de cadáveres e sepultamento;
– Aluguel social temporário.
– Gerenciamento de animais domésticos;
– Promoção de segurança pública;
Infraestrutura
– Reestabelecimento do fornecimento de água potável e energia elétrica e ainda sistemas de comunicação;
– Remoção de escombros e desobstrução de vias de acesso;
– Construção de acessos públicos alternativos ou provisórios devido a trechos interrompidos;
– Tratamento emergencial e destinação de resíduos sólidos;
– Sepultamento de pessoas;
– Enterro de animais em locais adequados, segundo normas de zoonose;
– Limpeza e descontaminação de edificações e instalações, públicas e privadas;
– Vistoria técnica às estruturas atingidas, emissão de laudos técnicos;
– Desmontagem de edificações comprometidas;
– Mutirão de recuperação das unidades habitacionais.