Defesa Civil de Porto Seguro recebe manutenção em  pluviômetros

Defesa Civil de Porto Seguro recebe manutenção em  pluviômetros. Fotos: Ascom

As quatro estações pluviômetros instaladas em Porto Seguro, em escolas municipais, sendo uma no centro, uma no Bairro Paraguai para atender todo Complexo Frei Calixto, uma em Arraial d’Ajuda e uma em Trancoso, passaram por manutenção nesta semana.

A Defesa Civil de Porto Seguro recebeu técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), entre os dias 13 e 14 de junho, para realizar serviços nos equipamentos que irão monitorar as chuvas na região, com o objetivo de contribuir para o Plano de Contingência do município.

O equipamento mede o volume de chuva e fornece informações em tempo real via satélite. Esses dados são utilizados por profissionais da Defesa Civil dos municípios, gestores públicos e população em geral. “Se bem interpretados, podem ajudar a evitar tragédias”, explica o superintendente da Defesa Civil de Porto Seguro, Paulo Souto, que explica que o projeto “Pluviômetros Automáticos” visa ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos sócio econômicos e ambientais.

No caso dos municípios litorâneos, os dados de precipitação são fundamentais para tomada de decisões, pois essas regiões sofrem ainda o efeito da tábua da maré.

A partir de agora, a Superintendência da Defesa Civil de Porto Seguro também já consegue fazer uma média com o volume registrado na região. Os alertas emitidos pelo Cemaden e pela Defesa Civil do Estado são muito importantes para tomadas de decisões e ações preventivas, portanto, a manutenção das estações é fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui