Decreto: teixeirenses podem denunciar descumprimento de medidas durante pandemia

Execução do Decreto Municipal nº 500/2020 contará com apoio das forças de segurança pública

Reunião do comitê de enfrentamento em Teixeira de Freitas. Foto: Ascom/PMTF

Desde o início da pandemia, o Governo Municipal de Teixeira de Freitas publicou e vem reforçando medidas de enfrentamento a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.

Como orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal recomendação é o isolamento social, quando a população evita aglomerações. Funcionamento de comércio e orientação de higienização também acompanham o pacote.

Mas, nem todo mundo vem seguindo à risca essas medidas. Isso incomoda moradores de diversos bairros, que procuraram a redação do jornal OSollo e relataram situações de desrespeito aos decretos e a consequente exposição ao vírus – um problema de saúde pública e que deve ser tratado por todos de igual maneira: atenção total às recomendações!

Como exemplo do que foi relatado à nossa equipe e, também, tornou-se corriqueiro ver em redes sociais, são denúncias sobre festas particulares e aglomerações ao ar livre, que têm preocupado os teixeirenses que reconhecem a seriedade da covid-19 e a capacidade de contaminação do vírus.

Garantia de execução do decreto

Após a publicação do Decreto 500/2020, que restringe ainda mais o horário de funcionamento do comércio, o Comitê Gestor Extraordinário no Combate à Covid-19 se reuniu nesta quarta-feira (27).

Representantes da Segurança Pública de Teixeira de Freitas, incluindo a Polícia Militar, participaram para traçar estratégias que darão apoio para garantir a sua execução, a partir desta sexta-feira, 29 de maio. Leia mais AQUI.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Cidadania, Raimundo Magalhães, a ideia é manter quatro barreiras sanitárias nas principais vias de acesso à cidade, aliadas à fiscalização.

O secretário de Saúde do Município, Herbert Chagas, atentou para a necessidade da implementação das novas medidas na cidade.

Nossa cidade vem acompanhado o crescimento abrupto de casos positivos da covid-19, porém, o salto tem sido acompanhado de perto e temos feito o máximo para que não tenhamos nossa capacidade de atendimento afetada. Por isso, pretendemos entregar nos próximos 15 dias o Centro Municipal de Combate à Covid-19”, comentou o secretário.

Desse modo, a Polícia Militar e demais agentes agentes da segurança pública estarão alinhadas com os departamentos da Secretaria de Saúde.

Como denunciar?

Procurados por nossa Redação, alguns setores da Prefeitura Municipal disponibilizaram contatos para denúncias por parte dos moradores.

Quando houver descumprimento das medidas tomadas pelo Município, é possível ligar para:

  • Vigilância Sanitária (especialmente, estabelecimentos comerciais): 3011-0980;
  • Secretaria de Segurança Pública e Cidadania: 3011-2733;
  • Guarda Municipal: 9 9914-1962;
  • Aos fins de semana, é possível falar com agentes do Departamento de Trânsito: 9 9900-0153.

O Cicom 190 (Polícia Militar) também pode ser acionado em situações que possam ser enquadradas como descumprimento de medidas sanitárias e perturbação de sossego – por exemplo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui