Interno com maior colocação fez 920 pontos na prova de redação do Enem.
Apenado de 35 anos passou para dois cursos – Letras e Ciências Contábeis.
Três dos 163 detentos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SISU) passaram em cursos na primeira lista Universidade Federal da Bahia (Ufba), segundo balanço apresentado nesta quarta-feira (20) pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Os internos cumprem pena na Penitenciária Lemos Brito (PLB), no Presídio Salvador, ambos na capital baiana, e o terceiro no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no sudoeste.
De acordo com informações da Seap, um deles, que tem 28 anos, tirou a maior nota de redação entre os presos, 920 pontos, e vai cursar Língua Estrangeira Moderna ou Clássica. Neste caso, o detento é do Presídio Salvador.
A segunda pontuação mais alta é de detento de 35 anos, que tirou 860 pontos na redação. Ele chegou a participar de aulas de revisão oferecidas na Penitenciária Lemos de Brito e passou em dois cursos na Ufba – Letras Vernáculas e Ciências Contábeis.
Já o terceiro interno, de 27 anos, passou para o curso de Ciências Biológicas na Ufba. Ele está no Conjunto Penal de Conquista e concluiu o segundo grau por meio de um curso oferecido na unidade, onde se tornou monitor de educação.
Segundo a Seap, o número de aprovados pode aumentar na segunda chamada. A Secretaria informou que os detentos têm direito ao estudo, o que é garantido pela Constituição Federal, pela Lei de Execução Penal (LEP), pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O estudo também serve para diminuir a pena – a cada 12 horas de aulas, um dia é reduzido na condenação.
G1