CURTAS E PICANTES (97)

Entrevistas no Jornal Nacional

Os candidatos à Presidente da República que estão melhores pontuados nas pesquisas estão sendo convidados para serem entrevistados no programa de maior audiência na TV Globo, que é o Jornal Nacional. Já foram entrevistados Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin e Marina Silva. O que se nota é que os entrevistadores estão apertando os candidatos de forma indiscriminada. Segundo a maioria dos ouvintes, quem se saiu melhor foi Bolsonaro, porque fez o jogo certo e foi para o enfrentamento, tanto acusou a Globo como os entrevistadores. Enquanto isso, os demais entrevistados jogaram o tempo todo na defesa e não causaram nenhum impacto. Portanto, Bolsonaro roubou a cena.

Sucessão na Bahia

Segundo a pesquisa do Ibope e até mesmo do Datafolha, a eleição na Bahia já estaria praticamente definida. Rui Costa ganha no primeiro turno. Entretanto, quando se observa a história das últimas eleições na Bahia, o Paulo Souto também ganharia no primeiro turno, segundo as pesquisas, mas, na reta final da campanha, o jogo foi virado e terminou perdendo no primeiro turno. É com essa expectativa que os correligionários de José Ronaldo acreditam ainda que tudo pode acontecer e chegar mesmo a ter segundo turno. Se porventura tiver, corre o risco de Rui Costa perder a eleição, isso porque todos irão se juntar contra ele e o PT.

Temóteo define candidatos

Durante esta última semana o prefeito Temóteo Brito tem declarado quais serão, oficialmente, os seus candidatos a deputado. Para deputado federal será Paulo Magalhães, e para estadual o deputado Robinho. Segundo o prefeito, ele está atendendo ao pedido de Otto Alencar, que faz questão de reeleger Paulo Magalhães, e seu apoio a Robinho é devido ao pedido de Ronaldo Carletto, que tem ajudado muito a sua administração e já colocou R$ 6,5 milhões no orçamento para beneficiar Teixeira. Entretanto, pessoas ligadas ao prefeito estão apoiando Paulo Câmara para deputado estadual e outros apoiam Ronaldo Carletto para deputado federal. Essa semana, serão instalados dois comitês em Teixeira, um de Paulo Magalhães e outro de Ronaldo Carletto, ambos tem Robinho como estadual.

Campanhas estão frias

As campanhas eleitorais estão frias em todos os lugares, isso é creditado à falta de recursos externos para o financiamento de campanhas, mesmo porque com o problema do lava jato as empresas se encolheram e a grande maioria dos candidatos está sem recursos para custear as campanhas e só conta com os recursos dos fundos partidários. As prefeituras também estão sem recursos porque a grande maioria está a pão e água. Diante dessa situação fica difícil fazer uma previsão de quem realmente tem chance de ganhar a eleição para deputado. Aqui da região os dois deputados federais que têm a eleição garantida é Ronaldo Carletto e Valmir Assunção, ambos têm votos em toda a Bahia; a reeleição de Uldurico Junior não é das mais fáceis. Para deputado estadual a reeleição de Robinho é tida como certa.

Alcobaça e Caravelas

Tanto o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, como o de Caravelas, Silvio Ramalho, irão apoiar Ronado Carletto e Robinho. Leo Brito, que vem com a administração crescendo devido às obras de infraestrutura que está implementando no município com a ajuda de Ronaldo e Robinho, terá facilidade de pedir votos para ambos. Silvio Ramalho, que tem uma das administrações mais bem avaliadas do Extremo Sul, também terá facilidade de pedir votos para seus candidatos. Tanto Leo Brito, como Silvio Ramalho, está apoiando Rui Costa para governador. Dos cinco municípios da Costa das Baleias, os dois que têm as administrações mais mal avaliadas é o de Nova Viçosa e o de Mucuri – ambos terão dificuldades de dar votos para seus candidatos.

Por Dilvan Coelho

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui