Centrão apoia Alckmin
Com o apoio dos partidos do centro, o chamado centrão, Alckmin espera ir para o segundo turno com o candidato de esquerda que tiver o apoio de Lula, isso devido à capacidade de transferência de votos do ex-presidente Lula, que hoje lidera nas pesquisas com mais de 35% dos votos dos brasileiros. Ciro Gomes espera ter o apoio de Lula, mas isso dificilmente acontecerá. O centrão, além de levar toda a estrutura partidária, elevará o tempo de TV para 4,5 minutos, o que é muito importante na disputa eleitoral. Tudo leva a crer que a disputa mais uma vez ficará polarizada entre o PSDB e o PT. Nas últimas eleições presidenciais o candidato que o centrão apoiou venceu a eleição.
Disputa na Bahia
Com o fortalecimento da candidatura de Geraldo Alckmin apoiado pelo DEM e demais partidos, tudo indica que irá fortalecer a candidatura de Zé Ronaldo aqui na Bahia com o apoio de ACM Neto, que ganhou estatura como presidente nacional do DEM. Com a eventual vitória de Alckmin, ACM Neto será figura de destaque no cenário nacional, podendo vir a ocupar um ministério estratégico no futuro governo de Alckmin, e pode até mesmo ser o ministro das cidades, o que será muito bom para a Bahia. Competência é o que não falta para Neto, que mostrou isso durante a sua excelente administração, uma das mais bem avaliadas no Brasil.
Candidaturas de Teixeira
As pesquisas recentes mostram que o eleitor de Teixeira não quer votar nos candidatos de fora. Na eleição de 2014, isso ficou comprovado, dos sete candidatos a deputado estadual que tiveram acima de mil votos, apenas Robinho, que teve 1.050 votos não era de Teixeira, mas é da região. O prefeito Temóteo Brito afirmou que só iria falar de candidatura depois da copa, sua decisão está sendo aguardada com expectativa. Pode ser que devido ao peso da máquina, o prefeito consiga dar uma votação expressiva aos candidatos de fora, se ele vier apresentar. Porém, não vai ser uma tarefa das mais fáceis, porque o voto regionalizado cada vez tem ganhado mais força.
Anúncio de asfaltamento
O prefeito de Alcobaça, Léo Brito, anunciou um arrojado plano de asfaltamento de várias ruas na sede do Município. No momento que as prefeituras estão vivendo uma grave crise econômica, não conseguem fazer obras com recursos próprios. Para conseguir tirar o pé da jaca tem que buscar recursos no âmbito federal, mesmo porque o estado também não dispõe de recursos para apoiar os municípios com infraestrutura. A maior prova disso é que as estradas estaduais aqui da região e também no Sudoeste estão em péssimas condições. Segundo um prefeito do Sudoeste, o governador Rui Costa deverá perder a eleição na região por causa das estradas.
Agricultura familiar
O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dori Neves, vem conseguindo dar destaque a Agricultura Familiar no município de Teixeira de Freitas, sobretudo devido à parceria que tem sido feita com o Território de Identidade do Extremo Sul, comandado por Charles Castro, que atua nos 13 municípios do Baixo Extremo Sul. Começou neste domingo, 22/07, a Semana da Agricultura Familiar com vários tipos de eventos, e encerrará no dia 27/07, com uma feira da agricultura familiar com itens de produtores do município de Teixeira de Freitas. Sem dúvida que a Agricultura Familiar é uma forma de fixar o homem no campo e grande geradora de renda, contribuindo para evitar os bolsões de miséria nas cidades.
Fonte: Foco no Poder