Pesquisa gera polêmica
A matéria escrita pela jornalista Katia Armini, publicada no site Foco no Poder, gerou polêmica nas redes sociais, nos meios políticos e foi duramente criticada pelo vice-prefeito Lucas Bocão, ao ponto dele partir para ataques pessoais à nossa pessoa. Segundo o vice-prefeito, a pesquisa teria sido manipulada com o objetivo de prejudicá-lo. Na realidade, o que irritou o vice-prefeito não foi só o fato de a administração estar aprovada pela maioria da população, foi também ele aparecer com um alto índice de rejeição, chega a 76% da população, o maior entre os políticos citados na pesquisa; e apenas 17% votaria em quem ele indicar. A pesquisa mostra que a rejeição de Lucas é porque ele sempre se voltou contra àqueles que ele apoiou.
Candidaturas discutidas
Depois do julgamento de Lula, no dia 24 de janeiro, as candidaturas em todos os níveis, com exceção de prefeito e vereadores, começarão a serem discutidas com maior intensidade e ganharão as ruas das cidades pelo país. Para presidente ainda está meio nebuloso, depende do julgamento de Lula. Para governador na Bahia, os candidatos serão mesmo Rui Costa e ACM Neto, e será uma briga de cachorro grande. Para deputado, em Teixeira, corre o risco da cidade, mais uma vez, ficar sem representação. O nome hoje com chance de ganhar é o cabo Alencar, devido a sua base de apoio, que é a Polícia Militar da Bahia, além disso, é um nome leve e tem preparo para ser um deputado.
Proliferação das pesquisas
Chegando no ano político, as pesquisas começaram a ser proliferadas. Na nossa região, já temos conhecimento de pesquisas em praticamente todos os municípios. No final do ano, afirmamos que o município mais bem avaliado da Costa das Baleias é o de Caravelas, e o que tem a pior aprovação é o de Nova Viçosa, em que cerca de 80% rejeitam a administração do prefeito Manoel Costa Almeida, seguido dos municípios do Prado, Alcobaça e Mucuri. Nem os festejos do final do ano ajudaram os prefeitos melhorarem o seu desempenho. A última pesquisa que recebemos foi de Alcobaça, e a situação está critica.
O asfalto continua
Em Teixeira de Freitas, o plano ousado de asfaltamento do prefeito Temóteo Brito continua em ritmo acelerado. Depois de concluir o asfalto no bairro Teixeirinha e asfaltar bairros populares, como Vila Caraípe e Vila Verde, o prefeito começou no primeiro dia útil do ano o asfaltamento do bairro Recanto do Lago, um bairro de classe média alta. Vários prefeitos passaram, mas, nenhum quis asfaltar o bairro, dizendo que era bairro de rico. Porém, o prefeito tem dito que irá asfaltar a cidade como um todo, mesmo porque os bairros melhores é cartão de visita da cidade e os moradores pagam impostos e têm direito ao benefício também.
Eleger prioridades
O prefeito Temóteo Brito conseguiu virar o jogo a partir do mês de setembro, quando partiu para governar elegendo as prioridades do povo, de acordo com as pesquisas que são: saúde, infraestrutura e geração de empregos, sem perder de vista a educação, a área social, limpeza urbana, coleta de lixos, patrolamento de ruas e estradas, iluminação pública. A saúde é a campeã das reclamações, pois 30% da população cobram melhorias, principalmente da saúde básica e o atendimento hospitalar. Mesmo entendendo que o prefeito está fazendo um esforço grande para melhorar e 55% da população acreditam no prefeito