CURTAS E PICANTES (50)

Coluna semanal
A coluna Curtas e Picantes semanal, atualmente, é divulgada em 10 veículos de comunicação, entre jornais impressos e sites. Nesta semana, sairá duas vezes devido ter sido uma semana atípica, com muitos acontecimentos que agitaram a vida política da cidade. A União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas, promoveu um encontro com o objetivo de qualificar os agentes públicos para evitar cometer erros e serem penalizados pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, está acontecendo a 35ª Expô/Teixeira, que irá atrair muitas autoridades, inclusive, o governador da Bahia, Rui Costa, e o senador Otto Alencar.
 
Homenageados na Exposição
O primeiro presidente da Coopmista, Temóteo Brito, juntamente com o atual presidente, Artur Teixeira, irão homenagear aqueles que contribuíram para a construção e realização das primeiras exposições agropecuárias de Teixeira de Freitas. Entre as autoridades homenageadas estão 4 ex-governadores: Roberto Santos, Lomanto Júnior, ACM e Nilo Coelho. Entre os madeireiros estão 2 que lideraram a comissão para conseguir a doação das madeiras para a construção: Toninho Chicon e Amilton Curty. Nós também seremos honrados com a homenagem, por eu ter sido o engenheiro que ajudou construir o parque.
 
Sucesso da Exposição
A previsão é de que a 35ª Expô/Teixeira será a melhor exposição da história de Teixeira, em que a primeira aconteceu na última semana de novembro de 1975. As últimas exposições deixaram de ser uma feira de agronegócio para se tornar palco de atividades festivas, perdendo, com isso, a sua principal característica, que é o fortalecimento do agronegócio. Foi através das exposições que o nome do pequeno povoado ficou conhecido em todo o território nacional e fez de Temóteo Brito o maior líder político do Extremo Sul da Bahia, e, por isso, foi deputado 2 vezes e prefeito 3 vezes, sem falar que influenciou na eleição de vários gestores.
 
Qualidade da exposição
Além do rebanho de altíssima qualidade que está presente na 35ª Expô/Teixeira, tanto nos galpões como nos 2 leilões de gado de corte e leite, tem também concurso de cavalos mangalarga machador com animais premiados em várias partes do Brasil. O que tem mais chamado a atenção é a diversidade de produtos do agronegócio expostos no estande da Secretaria de Agricultura municipal. A feira da agricultura familiar também está acontecendo em outro galpão. Tudo isso vem mostrar a diversidade do agronegócio no Território do Extremo Sul, que vem se transformando, cada vez mais, na maior fronteira agrícola da Bahia.    
 
Fortalecimento do prefeito
Esta semana será importante para o fortalecimento do prefeito Temóteo Brito, não só por ter resgatado a Exposição e, com isso, fortalecer o agronegócio, movimentando a economia da região, mas, também, estará inaugurando, com a presença do governador Rui Costa, várias ruas asfaltadas, dando início a seu plano “ousado” de asfaltamento da cidade. Logo em seguida, no mês de novembro, estará sendo inaugurada pelo governador a Policlínica de Teixeira de Freitas. Na oportunidade, o prefeito Temóteo Brito vai juntamente com os demais prefeitos solicitar que o Hospital de Teixeira seja absorvido pelo Consórcio, com isso, vai ajudar resolver o grave problema da saúde de Teixeira e da região.  

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui