As técnicas do CREAS de Porto Seguro, Márcia Junqueira de Souza e Sonia Haline Kader dos Santos, estão participando do Curso Formação de Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei na Bahia.
O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, fruto da parceria entre a UFBA e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser executado pelo Centro de Recursos Humanos da UFBA em parceria com a SEDES através da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC e da Coordenação de Proteção Social Especial -CPSE.
O Objetivo é contribuir com o aperfeiçoamento das práticas sociais dos profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo Estadual e Municipal, tendo por parâmetro um projeto político-pedagógico ancorado no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
A principal finalidade da aplicação de medidas socioeducativas é garantir a reinserção do adolescente na família e na comunidade, e assegurar que os espaços de atendimento possibilitem aos jovens a reflexão sobre a infração cometida. No entanto, esses objetivos somente serão atendidos se os adolescentes encontrarem um ambiente de novas referências para as suas condutas, sendo fundamental o papel do educador social e de todos os profissionais que atuam nas entidades envolvidas.
Desafios
A garantia de um atendimento de qualidade ao adolescente autor de ato infracional permanece ainda como um dos maiores desafios na concretização dos direitos da infância e da juventude no Brasil. Assim, para que se possa garantir um atendimento de qualidade, com ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos direitos humanos, em bases éticas e pedagógicas pautadas pelo respeito mútuo e pela crença no potencial de cada jovem, é fundamental investir na formação desses profissionais para que se percebam como educadores sociais.
O treinamento conta com oito módulos e com encerramento no final no mês de maio. “Temos certeza da grande responsabilidade de estarmos representando o nosso município neste curso de formação de operadores do SINASE”, diz técnica do CREAS, Márcia Junqueira de Souza. Ela ainda salienta que o trabalho do CREAS com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto é de extrema importância para o município e só pode melhorar a cada dia se os profissionais estiverem atualizados com o que acontece no Estado da Bahia e no Brasil.
Fonte: Verônica Menezes/Imprensa Oficial – Prefeitura de Porto Seguro