Curso em atendimento socioeducativo aprimora trabalho de técnicas do CREAS

Curso em atendimento socioeducativo aprimora trabalho de técnicas do CREAS
Logo do Creas
As técnicas do CREAS de Porto Seguro, Márcia Junqueira de Souza e Sonia Haline Kader dos Santos, estão participando do Curso Formação de Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei na Bahia.

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, fruto da parceria entre a UFBA e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser executado pelo Centro de Recursos Humanos da UFBA em parceria com a SEDES através da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC e da Coordenação de Proteção Social Especial -CPSE.

O Objetivo é contribuir com o aperfeiçoamento das práticas sociais dos profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo Estadual e Municipal, tendo por parâmetro um projeto político-pedagógico ancorado no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

A principal finalidade da aplicação de medidas socioeducativas é garantir a reinserção do adolescente na família e na comunidade, e assegurar que os espaços de atendimento possibilitem aos jovens a reflexão sobre a infração cometida. No entanto, esses objetivos somente serão atendidos se os adolescentes encontrarem um ambiente de novas referências para as suas condutas, sendo fundamental o papel do educador social e de todos os profissionais que atuam nas entidades envolvidas.

Desafios

A garantia de um atendimento de qualidade ao adolescente autor de ato infracional permanece ainda como um dos maiores desafios na concretização dos direitos da infância e da juventude no Brasil. Assim, para que se possa garantir um atendimento de qualidade, com ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos direitos humanos, em bases éticas e pedagógicas pautadas pelo respeito mútuo e pela crença no potencial de cada jovem, é fundamental investir na formação desses profissionais para que se percebam como educadores sociais.

O treinamento conta com oito módulos e com encerramento no final no mês de maio. “Temos certeza da grande responsabilidade de estarmos representando o nosso município neste curso de formação de operadores do SINASE”, diz técnica do CREAS, Márcia Junqueira de Souza. Ela ainda salienta que o trabalho do CREAS com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto é de extrema importância para o município e só pode melhorar a cada dia se os profissionais estiverem atualizados com o que acontece no Estado da Bahia e no Brasil.

Fonte: Verônica Menezes/Imprensa Oficial – Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui