“Curso de capacitação para orçamentos de obras, eleva nível de universitários”, afirma engenheiro

alt

O curso de capacitação para orçamentos de obras e apropriação de custo, realizado no Auditório do Hotel Skalla, ministrado pelo engenheiro de produção Robson Bernardes Faustino, master em engenharia de custos, foi um sucesso de conteúdo e de participação.

A cada dia na mídia são veiculadas notícias que caracterizam uma confusão generalizada entre os Órgãos públicos contratantes, as empresas construtoras, empreiteiras e os órgãos de auditoria e Fiscalização.

“As causas destas divergências não estão sendo tratadas, trata-se apenas do efeito, e mesmo assim nem sempre de forma adequada, pois há conceitos que estão totalmente errados na base do processo, ou seja, a doença está nos orçamentos pré-licitatórios e em critérios que são adotados de forma independente, não padronizada e que deixam um câncer para ser tratado durante a execução das obras”, afirma o engenheiro Faustino.

alt

Além de Faustino, outros profissionais também abrilhantaram a realização do curso. Sheyla Brito -Técnica em Edificações e acadêmica do curso de engenharia civil da Pitágoras; Jaqueline Engel- Engenheira e professora do curso de engenharia civil da Pitágoras, e Victor Augusto Souza- Engenheiro e professor do curso de engenharia civil da Fasb.

O conteúdo programático do curso incluiu formação de preços, custos diretos e indiretos, fluxograma do orçamento da obra, levantamento e preparação da planilha de serviços; elaboração das composições analíticas de custo; pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais; cálculo do BDI – metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas; elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa; montagem final do orçamento e apropriação do custo através das composições.

alt

O objetivo do curso foi de apresentar e praticar os conceitos e técnicas empregados na elaboração de orçamento de obras de engenharia, inclusive cálculo do custo unitário da mão-de-obra, equipamentos, materiais e serviços. Este curso foi direcionado para profissionais da iniciativa privada e de órgãos públicos, que precisam analisar, orçar ou apropriar custos em obras de engenharia, seja com o enfoque do construtor, do contratante ou auditor.

Em relação à sua importância frente às outras engenharias, esta é de grande responsabilidade profissional na elaboração correta dos orçamentos, uma vez que quanto mais competitiva se torna a área de engenharia civil, mais importante se torna a aplicação consciente dos princípios da engenharia de custo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui