Cristo é a única esperança

O evangelho segundo São Mateus tem em mira dar testemunho de que Jesus é o prometido Messias da antiguidade, e que sua tarefa messiânica consistia em levar aos homens o reino de Deus. Estes dois temas –a messianidade de Jesus e a presença do reino de Deus –estão inseparavelmente vinculados,e cada um deles engloba um “mistério”-uma nova revelação do propósito redentor e divino.(Leia Romanos 16:25,26.)

O mistério da missão messiânica está em que antes que o Messias venha nas nuvens como celestial Filho do Homem, para estabelecer seu reino sobre a terra, deve primeiramente vir com humildade entre os homens, como o Servo sofredor que morrerá na cruz. O judeu do primeiro século jamais tinha ouvido tal coisa. Para os crentes da atualidade, o cap[itulo 53 de Isaías relata com meridiana clareza os sofrimentos do Messias. Contudo,nesta passagem não se faz referência ao Messias,e o contexto (Isaías 48:20;49:3)cita especificamente a Israel como servo de Deus .Portanto, não devemos surpreender-nos com o fato de que os judeus não compreendessem que o capítulo 53 de Isaías se referia ao Messias.Esperavam um Messias que viesse com poder e vitória, e o Antigo Testamento promete,em realidade,tal Messias.

O Filho de Davi é um Rei divino que governará no reino messiânico (Isaías 9:11; Jeremias 33), quando todo o pecado e todo o mal serão tirados, e prevalecerão a paz e a justiça.O Filho do Homem é um Ser celestial a quem é confiado o governo sobre todas as nações e reinos da terra. O Antigo Testamento não nos diz de que forma se relacionam entre si estes dois conceitos proféticos de Rei davídico e do celestial Filho de Deus,ou de que modo cada um deles poder ser identificado como o Homem de dores do capítulo 53 de Isaías. Portanto, os judeus do primeiro século esperavam um Messias vencedor, ou um Filho do Homem, porém celestial, e não um Servo humilde do Senhor,que sofreria e morreria. O mistério messiânico –a nova revelação do propósito divino consiste em que o celestial Filho do Homem deve primeiro sofrer e morrer em cumprimento de suas missão messiânica e redentora,como o Varão de dores, antes de apresentar-se com poder e glória.

O mistério do reino está intimamente associado com o mistério messiânico. O capítulo 2 do livro de Daniel descreve a vida do reino de deus com linguagem vívida, do ponto de vista da destruição de toda e qualquer potência que resista a Deus e se oponha á vontade divina. O reino virá com poder, varrendo todo mal e todo governo hostil, transformando a terra e apresentando uma nova ordem universal de perfeita paz e justiça. Contudo,o Senhor Jesus não apresentou um reino de poder portentoso. Daí que tanto sua mensagem como sua pessoa deixassem completamente perplexos seus contemporâneos, inclusive seus discípulos. Era filho de um carpinteiro; sua família era conhecida em Nazaré; tinha muitíssima semelhança com qualquer rabino judeu.Suas obras eram atos bondosos de afeto e amor; nãos obstante isso, afirmou que em suas palavras,em seus feitos e em sua pessoa havia chegado a eles o reino de Deus. Contudo,os reinos do homem e do mundo continuavam como sempre sem que o odiado governo romano sobre o povo de Deus fosse desafiado. Como podia ser o reino de Deus se ele não despedaçava os outros reinos do mundo? Que esse reino viesse com poder espiritual antes de apresentar-se em glória era uma nova revelação do propósito divino.

AUTOR

A tradição do segundo século da igreja atribui a autoria do primeiro evangelho ao apóstolo Mateus.

George E.Ladd,

Doutor em Filosofia e Letras

 

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