Cristãos

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Filipenses 2.5)

Ter fé é mais que acreditar no que Deus pode fazer, é fazer o que Deus espera que façamos. Por isso a fé cristã só é viva se for acompanhada de atitudes cristãs. E que atitudes são essas? São atitudes que expressam algo muito mais elevado do que costumes religiosos. São mais do que os comportamentos que costumamos adotar para nos sentirmos em dia com Deus e assim podermos contar com Suas bênçãos. Visar bênçãos tem mais a ver com segunda intenção do que com devoção. As atitudes cristãs tem a ver com as atitudes de Cristo e são o verdadeiro caminho do discipulado. Discipulado que chegamos a transformar num método ou num tipo de relação em que passamos a ter discípulos e não exatamente a sermos discípulos que andam juntos. O verso de hoje inaugura um dos mais lindos e profundos textos paulinos.

Alguns dizem que os versos de 5 a 11 de Filipenses 2 referem-se a um antigo hino cantado pelos cristãos primitivos. Outros confirmam serem originalmente de Paulo. O mais importante, todavia, é o que eles afirmam e qual o seu significado para os seguidores de Jesus. É um texto que nos chama à ação. A contemplação é importante, o estar a sós com Deus no segredo de nosso quarto é necessário. Mas é preciso que atitudes também expressem nossa fé. Tiago chegou a dizer que a fé que não se manifesta em atitudes é uma fé morta e, portanto, sem valor algum. Paulo, que em outros textos chama seus leitores a imita-lo, neste aponta diretamente para Jesus e diz que devemos ter a mesma atitude que Jesus teve. É isso que nos faz cristãos. Sem isso podemos ser católicos ou evangélicos, batistas ou presbiterianos, gente que tem informações e muitas ideias sobre Deus, mas que não vivem realmente como cristãos.

Segundo o livro de Atos, a primeira vez que os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos foi na cidade de Antioquia (Lc 11.26). Desde então e vinte séculos depois os que creem em Jesus são chamados de cristãos. Mas, quem é são os cristãos? Que atitudes os caracterizam? Nossa firmeza doutrinaria? Nosso apego religioso? Deveriam ser as atitudes de Jesus. Afinal, cristão tem originalmente o sentido de “pequenos cristos”. Observando um cristão, que imagem é revelada sobre Jesus? Esta pergunta é respondida por mim e você de alguma forma. Paulo neste texto salienta especialmente uma atitude: a humildade que leva à obediência. Sem ela seremos cristãos superficiais. Ainda que conservadores, seremos superficiais. O que nos torna profundos na fé é a similaridade que guardamos com nosso Senhor e não outras questões que tantas vezes nos servem de parâmetro. Nosso país talvez tenha uma ideia muito errada de Jesus, por culpa dos cristãos. Por isso, como disse Madre Tereza: Cuidado! Talvez você seja o único evangelho que seu amigo lerá hoje!

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui