CRF-BA realiza o I Fórum de Assistência Farmacêutica Municipal  

CRF-BA realiza o I Fórum de Assistência Farmacêutica Municipal. Fotos Ascom

Farmacêuticos e estudantes participaram neste sábado (30), do I Fórum de Assistência Farmacêutica Municipal, em Salvador, realizado pelo Conselho de Farmácia do Estado da Bahia, através do Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica (GTAF). Participaram da mesa de abertura, a vice-presidente do CRF-BA, dra. Ângela Pontes, a conselheira e membro do GTAF, dra. Ana Patrícia Dantas, a Diretora da Assistência Farmacêutica do DASF, dra. Daniela Vitor, o farmacêutico, dr. Israel Murakami (CRF-SP) e o conselheiro, membro do GTAF e coordenador do curso de farmácia da FTC, dr. Francisco Pacheco.

Dando início às atividades, dra. Ana Patrícia falou sobre o propósito do Grupo de Trabalho da Assistência Farmacêutica Municipal (GTAF).

Em seguida, dra. Daniela Vitor, Diretora da Assistência Farmacêutica do DASF, apresentou a Avaliação e Monitoramento da Assistência Farmacêutica Municipal. “Os farmacêuticos têm grande dificuldade ainda de demonstrar aos gestores a importância do serviço que não pode ser restrita apenas a dispensação de medicamento. E com o Fórum, o CRF-BA pode contribuir para a capacitação desses profissionais e para a sensibilização desses gestores em trabalhos conjuntos com eles”, ressalta.

Ainda na parte da manhã, dr. Israel Murakami, farmacêutico e membro da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, ministrou a palestra “Estratégias de apoio e articulação da Assistência Farmacêutica Municipal”. dr. Israel falou sobre o campo vasto de informações que temos e abriu discussões necessárias a serem feitas. “É importante trazer esses profissionais para que possam se articular, trocar e discutir esses assuntos que vão impactar em algum momento”, diz.

Diretor do CRF-BA, dr. Álan Brito parabenizou a comissão organizadora do evento e ressaltou a importância do momento: “Com o Fórum, podemos trocar experiências, aprender uns com os outros para um único propósito: o de cuidado à população. Não mediremos esforços para o crescimento da assistência farmacêutica na Bahia. Precisamos do apoio de todos os profissionais em encontros como esses.”

No turno da tarde, oficinas foram desenvolvidas com o objetivo de estimular a “Identificação das necessidades dos Farmacêuticos em relação ao apoio que o CRF pode fornecer” e também em relação às “Estratégias de Enfrentamento para os desafios da organização da Assistência Farmacêutica Municipal.

Participaram ainda do evento o coordenador da Comissão de Ensino do CRF-BA, dr. José Fernando Costa, o Delegado Honorário de Laje, dr. Fábio Mota e os membros do GTAF, dra. Lorena Batista, dr. Diego Jones Figueiredo, dra. Joslene Barreto, dra. Andrea Dias e dra. Chyslayne Amaral.

Organização do evento: SAVAG Eventos Corporativos e CRF-BA.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui