Creadh aplica nova dosagem de toxina botulínica em pacientes

alt

Cerca de 50 pacientes, entre crianças e adultos assistidos pelo Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH), da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro São Judas Tadeu, em Itabuna, receberam, na sexta-feira passada, uma nova aplicação de toxina botulínica. O medicamento é fornecido gratuitamente e ajuda a melhorar a postura e o condicionamento físico, especialmente de pacientes acometidos de paralisia cerebral, segundo especialistas.

A aplicação, a terceira já administrada aos pacientes do Creadh, foi feita pelo neurologista Ailton Melo e pelo fisioterapeuta Nildo Ribeiro, ambos do Hospital das Clinicas, em Salvador. O tratamento resulta de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O neurologista Ailton Melo explicou que o medicamento deve ser ministrado a cada quatro meses, mas para ter sucesso é preciso que o tratamento se alie à terapia de reabilitação feita por uma equipe multidisciplinar, com destaque para o trabalho de fisioterapia.

“O Creadh é um centro completo. Tem uma equipe de profissionais altamente competentes e aparelhos indispensáveis para o trabalho de reabilitação de cada paciente”, elogiou. Para completar, Ailton Melo disse que pode afirmar com segurança que poucos municípios na Bahia contam com uma estrutura tão completa e eficiente quanto o Creadh.

O Centro é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde e tem cadastrado hoje cerca de sete mil pacientes de Itabuna e de outros municípios do sul da Bahia. O atendimento é realizado, diariamente, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, por equipe multidisciplinar integrada por médicos neurologista, ortopedista, gastroenterologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogos, enfermeiros e fonoaudiólogos.

A coordenadora do Creadh, Maria Auxiliadora Costa Silva, informa que o atendimento aos pacientes é gratuito e tem sido eficaz por conta do comprometimento da equipe. Ela explica que, antes de iniciar o tratamento, o paciente passa por avaliação e depois é encaminhado a um profissional especializado, de acordo com a patologia. “O paciente recebe toda a assistência e acompanhamento médico permanente, o que tem garantido melhor qualidade de vida para ele e sua família”, acrescenta.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, reconhece o trabalho do Creadh ao afirmar que, além da assistência médica integral, os pacientes também contam com o comprometimento e a responsabilidade dos profissionais, o que torna o atendimento ainda mais humanizado.

“A equipe de saúde na rede pública têm a consciência hoje, de que o atendimento qualificado faz toda a diferença, especialmente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma exigência que vem sendo cumprida na atenção básica, no Hospital de Base e não seria diferente no Creadh”, sublinha.

 

 

Por Secretaria de Comunicação Social

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui