Uma cratera foi aberta no km-750 da BR-101, no trecho entre as cidades de Itamaraju e Itabela, no sul da Bahia, após uma manilha que fazia a drenagem da água da chuva romper. Com as chuvas das últimas semanas, a água caiu diretamente sobre o solo, provocando erosão do barranco.
Milhares de veículos, inclusive caminhões, passam pelo trecho todos os dias. Os motoristas e moradores da região estão preocupados com a cratera. “Quem passa não percebe, mas quem para a fim de ver, é terrível. Uma situação de colapso. Pode acontecer um acidente”, critica o auxiliar administrativo Igor Melo.
Ana Zélia Mendes mora junto com a filha próximo à rodovia e também está assustada com a possibilidade de algum veículo despencar do buraco. “Se cair, morre todo mundo, não escapa ninguém”, lamenta.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que já alertou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre o problema.
“Eles foram até o local, onde eles fizeram uma contenção pequena, para evitar que continue a erosão. Mas tenho certeza de que com as chuvas nesse período, aquilo não vai segurar. Principalmente porque na parte interna tem um bueiro e é questão de tempo de interditar a via. Se interditar, vamos ficar sem passagem pela BR-101, que liga Eunápolis ao sul do país”, afirma o inspetor da PRF Joelinton Pinto.
O Dnit disse que a licitação para a obra da cratera foi concluída e orçamento foi autorizado, mas a obra está embargada pela Justiça. Só depois que for liberada é que o buraco deve ser consertado.