Costa do Descobrimento: Parceria com Instituto Mauá leva profissionalização aos artesãos

Visita de técnicos do Instituto agiliza emissão de carteiras dos artesãos na região

Com o objetivo de facilitar a profissionalização dos artesãos atendidos pela Regional do Sebrae de Teixeira de Freitas, através da emissão das carteiras de artesão, representantes do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá estarão na região entre os dias 20 e 22 de agosto.

A carteira de artesão pode ser utilizada como identidade, já que o artesão passa a ter a autorização da Secretaria da Fazenda para utilizar notas fiscais (talão ou avulsa), além de adquirir o direito de participar das feiras e eventos organizados pelo Instituto Mauá. A Carteira não tem custo para o artesão e é reconhecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), sendo valida em todo território nacional.

Para a gestora de projeto do Sebrae, Jane Silva a parceria com o Instituto Mauá é de extrema importância para a região. “Além do reconhecimento profissional do artesão, a visita das técnicas do Instituto Mauá proporciona facilidade na obtenção da carteira uma vez que ela só pode ser emitida na sede do Mauá, que fica em Salvador, o que dificulta o deslocamento dos artesãos da região para a capital em virtude dos custos com a viagem”, explica a gestora.

Para fazer a carteira do Instituto Mauá o artesão deve apresentar 1 foto 3×4 , cópia e original da carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência e uma amostra dos produtos. No dia 20 de agosto o atendimento dos técnicos do Instituto Mauá será em Coroa Vermelha, em local a definir, no dia 21 de agosto, o atendimento para os artesãos de Trancoso e Prado será na sede da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE) na Rua Dom Pedro II , 350, bairro Novo Prado e no dia 22 de agosto os artesãos de Porto Seguro serão atendidos na Câmara de Dirigentes Lojistas na rua Pero Vaz de Caminha, 482, próximo à Embasa.

Os atendimentos vão acontecer sempre de 9h às 12h e de 14h às 17h. Mais informações no Sebrae de Porto Seguro (73) 3288-2570 ou 3288-1564 e Sebrae de Teixeira de Freitas (73) 3291-4333.

Além do Sebrae, a visita do Instituto Mauá conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Seguro e da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE).

 

 

Fonte: Fernanda Barros

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui