Costa do Descobrimento forma 1ª turma de Enfermagem

A Costa do Descobrimento recebeu sua primeira turma de 37 profissionais de Enfermagem durante solenidade contando com a participação de 1.500 convidados, no Centro de Convenções de Porto Seguro, dia 7. Os novos profissionais em nível universitário foram bacharelados pela Faculdade de Ciências Médicas da Bahia (FCMBA), com sede na cidade de Santa Cruz Cabrália, a 730 km quilômetros de Salvador, no Extremo Sul do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia foi presidida pelo diretor pedagógico da FCMBA, Jésus Nascimento. No discurso de abertura destacou planos futuros da instituição de ensino superior e o papel de cada formando na condução das vidas das pessoas que vier a cuidar. “A Faculdade de Ciências Médicas nasceu do sonho de fazer dessa região um pólo do ensino superior na área da saúde. Estamos lutando para trazer uma faculdade de medicina para o Extremo Sul. A partir de agora vocês têm a missão colocar em prática todos os fundamentos acadêmicos que receberam. O principal deles: cuidar bem de seus pacientes”, falou aos formandos.

A professora Márcia Quaresma, coordenadora do Curso de Enfermagem, não controlou a emoção ao dirigir-se aos novos colegas de profissão. “Ontem eu era a professora e vocês os alunos. Hoje, posso chamá-los de colegas. Tenho a plena certeza que estamos diante de profissionais capazes de honrar a nossa profissão”, garantiu. Paraninfa da turma, a professora Flaelma Almeida observou que “por ser a primeira turma, vocês também são pioneiros e têm uma responsabilidade a mais: elevar o nome dessa instituição”.

A oradora da turma, a bacharelanda Urânia Oliveira, fez uma retrospectiva dos primeiros passos e do desafio por serem os primeiros. “Falando em primeira turma, para muitos fomos tachados de cobaias. Fazemos parte da história de uma instituição de ensino na condição de desbravadores. A missão de sermos enfermeiros não se resume num simples ato de cuidar. Mas exige, sim, um raciocino lógico e crítico, baseado no conhecimento técnico-científico e nos princípios éticos e morais que adquirimos ao longo dos quatro anos”, frisou.

HOMENAGENS

O cenário da formatura no Centro de Convenções de Porto Seguro homenageou a enfermeira britânica Florence Naghtingale, considerada a matriarca da enfermagem. A profissional ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos da Guerra da Criméia, entre 1853 a 1856, na península da Criméia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrânia), no sul da Rússia e nos Bálcãs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os formandos da turma de enfermagem da FCMBA escolheram como patronos o deputado federal Jânio Natal e o vereador de Porto Seguro, Paulo Onishi. Como professores homenageados, Márcia Quaresma, Cristina Marques, Ana Joaquina Amaral, Gislâine Rodrigues, Maria Tereza de Almeida e amigos da turma Geraldo Magela e Glayds Juarez, enquanto funcionários homenageados foram Joluze dos Santos e Najla Marcial. A empresa Formandu’s Eventos e Formaturas foi a responsável pelo planejamento e execução da solenidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui