Porto Seguro está sediando a Conferência Internacional IUFRO Tree Biotechnology de 26 de junho a 02 de julho 2011. O que evento acontecerá pela primeira vez na América Latina com promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A possibilidade de utilizar a estrutura de turismo disponível e a proximidade das áreas da Veracel Celulose para as visitas de campo motivaram a escolha da cidade. As últimas conferências ocorreram em Whistler (Canadá) 2009, Açores (Portugal) 2007; Pretoria (África do Sul) 2005; Umea (Suécia) 2003; Skamania (EUA) 2001 e Oxford (Reino Unido) 1999.
O IUFRO (traduzido como União Internacional de Organizações de Pesquisa Agropecuária), que é considerado o evento mundial mais importante na área de biotecnologia florestal, está reunindo cerca de 600 cientistas de 40 países. O evento tem como tema De genomas à integração e geração de resultados. Além de participarem de palestras, os pesquisadores realizarão, dia 29 de junho, visitas técnicas às áreas de plantio de eucalipto da Veracel, ao Núcleo Florestal, à RPPN Estação Veracel e às áreas de Mata Atlântica.
O diretor de Operações da Veracel Ari Medeiros, considera a realização do IUFRO na Costa do Descobrimento um importante reconhecimento para o setor Florestal brasileiro. A nossa produtividade e a adequação da gestão de florestas ganha destaque nesse evento e amplia a visibilidade do Extremo Sul da Bahia no contexto mundial. Agora não só como um dos destinos turísticos mais bonitos do país, mas também como uma referência na produção florestal, destaca Medeiros. Este é o segundo evento internacional deste ano que reúne pesquisadores ligados ao setor florestal. Em maio, cerca de 500 pesquisadores se reuniram, também em Porto Seguro, para participar do 5ºth Icep – Colóquio Internacional sobre Celulose de Eucalipto. Já há outro agendado para o final do ano que também trará visitantes estrangeiros para a cidade.
A IUFRO é uma rede global não governamental e sem fins lucrativos que reúne cientistas florestais de vários países para promover cooperação técnica e ampliar o conhecimento sobre aspectos econômicos, sociais e ecológicos relacionados a florestas e árvores.
Fonte: Eduarda Toralles / Ascom da Veracel