Corpo de Bombeiros completa 13 anos preservando vidas no extremo sul da Bahia

Foto: Arquivo/OSollo

Neste dia 14 de setembro, o Corpo de Bombeiros completa 13 anos da sua instalação no município de Teixeira de Freitas, com a missão de preservar e protejer as vidas.

O 18° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) da Bahia iniciou as atividades como 3° Pelotão de Bombeiros do 6° GBM/Porto Seguro com o efetivo de 15 militares e uma viatura auto bomba tanque (ABT).

Logo as necessidades operacionais foram exigindo o crescimento de efetivo e de equipamentos, se tornando um Subgrupamento com atribuições ampliadas, inclusive para para as atividades técnicas de vistorias e emissão de AVCB.

18º GBM em Desfile da Independência. Foto: Arquivo/OSollo

Alcançou autonomia de 18º Grupamento no ano de 2016, subordinado à estrutura da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Na região composta por 13 municípios e entrecortada por importantes rodovias, o 18° GBM avança cumprindo suas atribuições constitucionais de combater incêndios, atuar em operações de busca e salvamento e na promoção de ações de Defesa Civil, sempre primando pela responsabilidade social e um profundo envolvimento com a comunidade, o que torna os “soldados do fogo” figuras de excelência, heróis da vida real.

Na galeria dos seus ex-comandantes, figuram valorosos bombeiros como: a capitã Silva Hora, o major Ênio Diz, o major Helber, o tenente Oliveira, o tenente Milton Borges, o tenente-coronel Admilson – profissionais que, com grande valor, impulsionaram a história do CBMBA no extremo sul baiano.

O atual comandante, tenente-coronel Roberto Jorge, enfatiza que o bom desempenho do 18° GBM só e possível por conta de uma tropa comprometida com os valores da instituição que se traduz muito bem no seu lema: Vidas Alheias e Riquezas Salvar.

Texto-base: SUB TEN BM JAMILDO

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui