“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)
O que é o coração a que as Escrituras tanto se referem? Jesus falou sobre o coração, os profetas falaram, os salmos falam do coração, bem como vários provérbios e também, talvez o mais filosófico dos livros da Bíblia, Eclesiastes. Há sentidos específicos em vários textos. O contexto nos mostra isso e algumas vezes o próprio texto ou versículo. O coração parece, todavia, significar um certo lugar central, ponto de encontro de pensamentos, sentimentos e instintos. Ao mesmo tempo um lugar em que depositamos os valores que admiramos e também aqueles que, de fato, contam quando precisamos decidir. O coração é o lugar das certezas e das contradições, que pode nos alertar e pode nos enganar, esclarecer e confundir. Mas, uma coisa parece ser correta: o coração não é um lugar aleatório, onde as coisas acontecem sem qualquer possibilidade de controle. Ele é muito de nós, mas não somos nós. Podemos governar de alguma forma o nosso próprio coração.
Mas nos acostumamos tanto a conceitos como “ninguém manda no coração”, “coração é terra que ninguém pisa” e outros, que às vezes acreditamos que não nos cabe zelar e cuidar do próprio coração, julga-lo e promover mudanças. Mas estamos enganados. Nosso coração é nossa responsabilidade. Por isso temos recomendação para cuidar dele. Guardar o coração é tê-lo sob cuidado especial, como um lugar precioso e que, dependendo de como o permitimos ficar, nossa vida será melhor ou pior. A recomendação é guardá-lo acima de tudo, ou seja, como algo mais importante do que nosso índice de gordura corporal, a flacidez de nossa pele ou aparência do nosso cabelo. Mas, normalmente, dedicamos mais tempo e investimos mais em todas essas coisas. E quanto ao coração, na verdade, não temos ideia de como devemos agir para cuidar dele.
Não precisamos abandonar o cuidado com o índice de gordura, a pele ou os cabelos. Mas não devemos viver de forma tão descuidada com nosso coração. O cuidado com esse lugar que tanto nos determina passa por atitudes e buscas, por fé e comportamento, por reflexão e ação. Não poderemos cuidar adequadamente do coração se não encontrarmos o amor que responde aos nossos anseios. Esse amor é o amor de Deus. Mas também precisamos do amor de pessoas, que nos anima e inspira. Oração, comunhão e serviço são também necessários. Vale a pena o esforço pois as lutas da vida são vencidas ou perdidas neste lugar misterioso, o nosso coração. Pare por um instante. Use seu coração físico como metáfora. Sinta a pulsação. A vida está em andamento. Cuide para que ela tenha as melhores chances. Guarde seu coração.