Ir mais fundo, descobrir novos caminhos, rotinas alteradas.
Victor Frankl, um psiquiatra judeu sobrevivente do Holocausto, escreveu um estudo baseado em suas experiências em um campo de concentração. Em “Em busca de sentido” descreveu as origens de uma abordagem da terapia baseada no que chamou de necessidade de sentido. Esse sentido pode ser encontrado em um valor, mas sem ele o espírito humano definha.
Sobre os sobreviventes dos campos de concentração, escreveu:”Precisávamos parar de falar sobre o sentido da vida e, em vez disso, pensar em nós mesmos como aqueles que estavam sendo questionados pela vida – diariamente e a cada hora. Nossa resposta deve consistir não em conversa, mas em ação e conduta certas. Em última análise, viver significa assumir a responsabilidade de encontrar a resposta exata para os problemas da vida e cumprir as tarefas que ela estabelece constantemente para cada indivíduo.
O problema do sentido pode assumir uma urgência especial nas condições extremas que estamos vivendo, onde todos nós acabamos tendo de enfrentar a necessidade de cumprir nossas tarefas muito diferente da rotina do passado. Aqueles que permanecem desengajados nessas tarefas se tornam, como os entediados e infelizes convidados para o jantar na história de Tolstoi, prisioneiros da própria conversa, estes que não aceitam o isolamento pela ignorância, cegueira, falta de cognição cerebral.
Mas temos os que trabalham na descoberta da vacina, Bill Gates que financia a pesquisa, temos a alegria do dever cumprido dos médicos e enfermeiros que batem palmas dos corredores dos hospitais para pacientes recuperados da Covid-19 , dos atos de doação em diferentes esferas individuais e coletivas, todos descobriram um sentido mais profundo para suas vidas, algo que a energiza, da entusiasmo, e permite continuar seguindo em frente,apesar da tristeza do momento atual.
*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.