A população do Extremo Sul será beneficiada com a chegada de obras como a estruturação da unidade de extração e beneficiamento de mel no município de Teixeira de Freitas através da aquisição de equipamentos, a adequação da unidade de envase e envelhecimento de bebidas destiladas com aquisição de equipamentos e a adequação da unidade de beneficiamento de leite no Município de Itanhém.
Essas ações são possíveis a partir da assinatura de convênios, no valor total de R$ 784 mil,entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e três entidades dos municípios de Teixeira de Freitas e Itanhém, nesta semana, na sede da Sedir, no CAB.Os acordos, viabilizados pela Coordenação de Programas Regionais da Sedir, são executados com recursos do programa Vida Melhor/CAR e irão beneficiar juntos mais de 1.200 famílias.
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale de Itanhém Ltda. (Coopvali), Edivaldo Almeida Brito, 57, a adequação da unidade de beneficiamento de leite favorecerá mais de 900 famílias e os produtos derivados do leite, além se serem comercializados no atacado e varejo, serão fornecidos a programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Ainda segundo Edivaldo Brito, as obras serão iniciadas em breve e a previsão de conclusão de seis meses. Na unidade vai ser realizada, inicialmente, a pasteurização do leite e a fabricação de queijo e manteiga. “Se não fosse o recurso concedido pelo Governo do estado esse empreendimento não seria possível. A chegada dessa unidade vai significar uma maior absorção de mão-de-obra local, com a ampliação do quadro de funcionários, os produtores poderão ser melhor remunerados favorecendo a sua permanência no campo”, afirmou.
Para o tesoureiro da Cooperativa dos Fabricantes de Cachaça Artesanal do Extremo Sul da Bahia (Coofcaes), de Itanhém, Valdeon Lopes Bahia, 56,a adequação da unidade de envase e envelhecimento de bebidas destiladas possibilitará a regularização da produção de cachaça, que, há décadas, era realizada artesanalmente. A fábrica terá a capacidade de armazenamento, homogeneização e comercialização do produto. “A assinatura desse convênio é a realização de um sonho. Essa reforma vai gerar renda e aumentar o poder aquisitivo das famílias envolvidas no processo”, salientou.
A cadeia da apicultura também será apoiada pelo Governo da Bahia, através da Estruturação da Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel no Município de Teixeira de Freitas por meio da aquisição de equipamentosda sede Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia (APIEXSU), localizada em Teixeira de Freitas. O acordo, que beneficiará diretamente mais de 100 famílias de apicultores, viabilizará a agilidade e o aumento da produção. “Estaremos aptos para fracionar os produtos e poderemos comercializar para o mercado varejista e fornecer para os programas governamentais PAAe PNAE”, ressaltou.
Capacitação
Todos os convênios executados pelo Vida Melhor/CAR passam pela capacitação. As associações e cooperativas conveniadas são orientadas sobre a regularidade dos processos de aquisição e contratação, documentação necessária, impostos dedutíveis e folhas de pagamento, além de tirar dúvidas de aspectos jurídicos e fiscais e distribuir material explicativo.
Fonte: Marta Medeiros