Consórcio Construir reúne secretários de agricultura do Extremo Sul e apresenta propostas

Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

O Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Consórcio Construir) realizou uma reunião entre os secretários e representantes de Agricultura e de Meio Ambiente dos 13 municípios do Extremo Sul. O encontro foi na Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo do encontro foi discutir uma proposta de assistência técnica rural compartilhada entre os municípios da região.

O diretor-executivo do Construir, Fernando Becevelli

A principal proposta foi o modelo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação estabelecida.

Segundo o diretor-executivo do Construir, Fernando Becevelli, ações coletivas já vêm sendo realizadas em parceria com o Governo do Estado, a exemplo da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC).

A proposta do Estado e da União é que a inspeção [de produtos agrícolas, seja animal ou vegetal] seja regionalizada, integrada dentro de um padrão feito. Por outro lado, temos a assistência técnica rural, de uma maneira geral, oferecendo os técnicos em nome do Consórcio para dar uma cobertura geral“, disse.

Desse modo, a preocupação com o Meio Ambiente, o agronegócio, seja empresarial, médio ou agricultura familiar, terão também uma segurança, uma integração.

Entre os benefícios da regularização da produção de produtos rurais, estão a rastreabilidade, a segurança e a preservação das características dos alimentos, revertendo também a informalidade dos produtores.

O gerente regional da ADAB de Eunápolis, Cláudio Wermelinger

O gerente regional da ADAB de Eunápolis, Cláudio Wermelinger, apresentou aos participantes a proposta de implantação. Para ele, os consórcios públicos intermunicipais são uma alternativa para a criação e institucionalização do serviço de inspeção.

Em sua fala, ele abordou aspectos de crise, atuação das prefeituras, pressão das esferas superiores e arrecadação. Segundo ele, “condições de reverter essa situação passam pelo agronegócio, que é a segunda fonte de renda de toda a região“.

O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dorivaldo Neves

Como anfitrião do encontro, o secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dorivaldo Neves, destacou a importância de que todos os colegas abracem o projeto para que seja posto em prática, mas de antemão declarou que o Município está disposto a compor.

O Consórcio Construir tem como presidente o dr. Carlos Simões, prefeito de Mucuri. Ele conta com uma diretoria composta por mais três colegas e equipe executiva. Todos os 13 municípios do Extremo Sul etão regularizados.

Fotos da reunião

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui