Na manhã desta sexta-feira, 08 de abril, o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) realizou a primeira assembleia extraordinária do ano em sua sede, na cidade de Teixeira de Freitas.
A reunião contou com a presença de prefeitos associados e a participação do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jeandro Laytynher Ribeiro, além de colaboradores e convidados.
Presidido pelo prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, o Consórcio Construir tratou de pautas importantes na manhã de hoje. Entre elas, a prestação de contas do 1º trimestre de 2022 e a apresentação de novo convênio, com a entrega de kits produtivos aos presentes.
Manrick destacou a luta enfrentada tanto individualmente quanto coletivamente pelos prefeitos até então e valorizou o encontro. “Queria saudar toda a imprensa e dizer que é um momento ímpar. A gente está aqui, vai ter reunião praticamente o dia todo. E saber que até aqui chegamos com muita luta, todos os prefeitos”, disse.
O secretário Jeandro falou sobre o histórico da ação dos kits produtivos, consolidando junto ao Construir uma estratégia iniciada em 2015. “Quero destacar o trabalho que nosso presidente Manrick vem fazendo junto com os outros prefeitos e prefeitas. É um trabalho admirado por todos, um líder nato. Vem fazendo um trabalho de integração e de consolidação de uma estratégia acertada”.
Silvio Ramalho, presidente do Consaúde e prefeito de Caravelas, falou sobre a reunião. “Estamos reunidos com praticamente todos os prefeitos do Extremo Sul. Nós fizemos nosso dever de casa, nossa prestação de contas detalhada e como sempre mostrando nosso saldo bancário. Quando peguei o Consaúde, disseram que não tinha condições nem de pagar o 13º daquela época e agora temos recursos para pagar dois meses de salários e de compromisso com o comércio”, disse.
Marcelo Angênica, prefeito de Itamaraju e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Apes) lembrou das dificuldades enfrentadas com as chuvas do fim do ano e a importância dos consórcios. “A grande importância desses eventos é a união dos 13 prefeitos da região, discutindo problemas em comum. Foi uma reunião muito produtiva, levantamos várias pautas e procuramos soluções mais baratas e eficientes para atender a população”.
Presentes: