O curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Uesb, campus de Itapetinga, alcançou o reconhecimento estendido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Essa validação consolida a qualidade do programa e garante aos estudantes o diploma de Licenciatura em Pedagogia reconhecido nacionalmente, conforme explicou a coordenadora setorial do curso, Klyvia Larissa de Andrade.
De acordo com a coordenadora, o reconhecimento estendido é uma garantia oficial de que o curso cumpre os padrões legais e pedagógicos exigidos para a formação de professores. Para a Uesb, isso reafirma sua atuação como Instituição de Ensino Superior comprometida com a formação docente. “Esse reconhecimento reflete a ética e o compromisso político da Universidade com políticas educacionais voltadas para a capacitação de professores. Além disso, beneficia a comunidade acadêmica ao promover ações formativas que impactam positivamente a Educação Básica e o desenvolvimento social da região”, destacou Klyvia.
Os trâmites – O processo para obter o reconhecimento estendido é rigoroso e multifacetado. Desde a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPC), o curso passou por diversas etapas. O PPC foi ajustado para atender às diretrizes nacionais e às necessidades locais, sendo submetido à análise da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do edital do Parfor, que avaliou detalhadamente a viabilidade do curso. Posteriormente, o Conselho Estadual de Educação realizou uma visita técnica para verificar as condições de infraestrutura, currículo e a experiência do corpo docente. O parecer final oficializou o reconhecimento após aprovação do Conselho, validando o curso conforme os critérios estabelecidos.
A Uesb desempenhou um papel central em todas as fases, garantindo o alinhamento do curso às normativas nacionais e às exigências do Ministério da Educação (MEC). “Nosso foco está na formação de qualidade e na melhoria contínua do curso, incorporando as recomendações feitas durante o processo”, afirmou a coordenadora. O reconhecimento foi embasado em fatores como a qualificação do corpo docente, infraestrutura, matriz curricular e integração com a comunidade. Além disso, o curso prioriza atividades práticas e de extensão, como estágios supervisionados e projetos em escolas da região, que aproximam os estudantes da realidade da Educação Básica.
Impactos na credibilidade e educação regional
O reconhecimento fortalece a credibilidade do curso no cenário educacional local e nacional. Segundo Klyvia, essa conquista posiciona a Uesb como uma referência na formação de professores, facilitando a mobilidade acadêmica e a aceitação do diploma em todo o Brasil. Além disso, reforça o impacto do curso na Educação Básica regional, promovendo a capacitação de professores em exercício e contribuindo, diretamente, para a melhoria da qualidade do ensino.
Outro diferencial do Parfor são as parcerias estabelecidas pela Universidade com escolas e secretarias municipais de educação. Essas colaborações garantem que a formação dos alunos esteja alinhada às necessidades do cotidiano escolar. A Universidade também desenvolve projetos de extensão e atividades práticas, como visitas a campo e seminários integradores, que enriquecem a formação teórico-prática dos futuros educadores.