Conselheiros municipais de Educação discutem qualidade do ensino durante evento apoiado pelo Governo, na capital

Conselheiros municipais de Educação discutem qualidade do ensino durante evento apoiado pelo Governo, na capital
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O XXV Encontro Estadual da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME), que começou nesta quarta-feira (7), em Salvador, reúne cerca de mil conselheiros municipais de educação, professores e dirigentes para debater a garantia do direito à educação de qualidade, diversidade e inclusão nas escolas. O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da educação, Adélia Pinheiro, estiveram presentes na abertura do evento, apoiado pelo Governo do Estado e pelo Ministério Público da Bahia, que acontece até a sexta-feira (9), no Hotel Fiesta, no Itaigara.

“A atuação do Conselho de Educação é muito importante, pois é quem acompanha o comportamento da Educação em cada município, desde a creche até o ensino médio. Para isso, é preciso ter condições de trabalho, para fiscalizar, monitorar e averiguar os temas mais desafiantes”, ressaltou o governador. Jerônimo ainda afirmou que o Governo do Estado vai continuar apoiando o trabalho dos conselhos.

Sobre o evento, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância dos debates. “Entre tantas coisas importantes que temos para dialogar e construir coletivamente, estão em debate nesses dias aqui a formação dos conselheiros municipais e os desafios que se apresentam para as políticas públicas na educação do estado”.

A coordenadora estadual da UNCME, Gilvânia Nascimento, explicou que o encontro vai promover debates com o horizonte de criar um regime de colaboração entre municípios, Estado e Governo Federal. “Reunimos aqui representantes de mais de 300 municípios, para tratar do regime de colaboração, trazendo pautas estruturantes para a garantia do direito à educação de qualidade, como Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, criação do sistema de educação da Bahia e a gestão democrática da educação”, afirmou Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual do UNCME.

Realizado em conjunto com o VI Seminário Estadual do Projeto Saber Melhor, ação do Ministério público da Bahia em parceria com a UNCME Bahia, o encontro também será uma oportunidade de capacitação dos conselheiros para fiscalização das políticas públicas educacionais. Nesta quarta (7), primeiro dia, o Ministério Público participou com a mesa “Controle Social das Políticas Educacionais e a Garantia do Direito a Educação, com a corregedora geral do MPBA, Cleonice de Souza Lima.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc), Adalvo Dourado, o projeto Saber Melhor atua de forma permanente junto aos conselheiros, e surgiu a partir da necessidade de uma ação articulada que fortalecesse os Conselhos Municipais de Educação. “É preciso empoderar esses conselhos para o efetivo cumprimento da missão constitucional no que diz respeito à fiscalização das políticas públicas educacionais. Para isso, há uma articulação interinstitucional”, frisou.

Com tema ‘Relações interinstitucionais colaborativas necessárias à construção e efetivação da rede de proteção à garantia do direito à educação de qualidade: atenção aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão, na perspectiva do Regime de Colaboração’, nos próximos dias, os conselheiros, professores e dirigentes vão discutir também sobre enfrentamento da violência nas escolas, educação antirracista, educação infantil e democracia.

“Zelamos pela educação de qualidade e transparência. Então, precisamos estar de olho, acompanhar. Viajamos quase 700 quilômetros para participar do encontro, pois é um momento muito importante”, afirmou Carla Araújo, dirigente de Cafarnaum, no Extremo Norte da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui