Consaúde promove reunião com os secretários de Saúde e diretores dos Complexos Regulatórios do Extremo Sul

Consaúde promove reunião com os secretários de Saúde e diretores dos Complexos Regulatórios do Extremo Sul. Foto: OSollo

Na manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde) promoveu uma reunião com os secretários de Saúde e diretores de Complexo Regulador dos 13 municípios do extremo sul da Bahia.

Matéria relacionada:

O objetivo da reunião foi apresentar o funcionamento do Consórcio e os direitos dos municípios nos serviços da Policlínica, considerando o papel dos secretários nessa relação.

Max Almeida, diretor-executivo do Consaúde, abriu o evento apresentando a formação do Consórcio, que ocorreu entre 2015 e 2016, com o intuito de formar uma estratégia com os prefeitos da região, onde houve uma necessidade de criar um vínculo com as gestões para poder amenizar a demanda da saúde. Então, firmou-se uma parceria dos 13 municípios com o governo do Estado.

Max Almeida, diretor-executivo do Consórcio. Foto: OSollo

O diretor-executivo, também destacou a importância da reunião: “Essa reunião foi bastante importante, ela traz um estreitamento com o secretário de saúde, visível que nós temos novos secretários de saúde que estão encontrando o projeto do Consórcio, consequentemente, da Policlínica para que eles vivenciam.”

Idalécio Pereira, contador do Consaúde. Foto: OSollo

Na ocasião, Idalécio Pereira, contador do Consaúde, esclareceu a estrutura jurídica do Consórcio fundamentada pelas leis. Ele também expôs o levantamento de dados que abrangem a Policlínica.

Lizandra Amim, diretora-geral da Policlínica. Foto: OSollo

Lizandra Amim, diretora-geral da Policlínica, evidenciou a estrutura administrativa do equipamento de saúde e todas as ações e orientações aos secretários. Ela destacou a importância do evento considerando a relação da Policlínica com os municípios.

“Os municípios fazem parte da Policlínica, e nesse processo de fortalecimento da saúde pública na região do Extremo Sul. Então, a gente sempre fala que existe uma saúde pública com qualidade muito melhor com a presença da Policlínica na região desde 2017. Dessa maneira, houve uma discussão, foi tirado dúvidas, apresentado todos os projetos, levantamento do que pode ser aprimorado, melhorado, contratado, tudo isso para aperfeiçoar a qualidade no nosso atendimento e continuar ofertando um atendimento de forma humanizada, economicamente viável aos municípios”, disse a diretora-geral da Policlínica.

dr. João Paulo, médico e diretor assistencial. Foto: OSollo

Também presente na reunião, dr. João Paulo, médico e diretor assistencial, evidenciou a importância da Policlínica na Extremo Sul destacando o corpo clínico da instituição: “Hoje, a gente tem um corpo clínico na Policlínica que faz parte da referência de Teixeira de Freitas na região, na questão de saúde. Então, hoje, Teixeira tem essa sorte, as pessoas que vão lá consultar na Policlínica vai encontrar, quando abrir a porta da sala, o mesmo médico do particular que é referência do município.”

Fernando Jardim, secretário de Saúde de Mucuri; Max Almeida, diretor-executivo do Consórcio; Marina Ramalho, secretária de Saúde de Caravelas; Lizandra Amim, diretora-geral da Policlínica.

O evento contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e  diretores dos Complexos Regulatórios dos 13 municípios. Dentre os secretários de saúde presentes estava Marina Ramalho, secretária de saúde de Caravelas e membro do conselho do Consórcio. Ela reforçou a importância da reunião: “É de grande importância porque a maioria dos secretários são novos, dos secretários da antiga gestão só permaneceram três e pra entender o funcionamento como é que é a divisão do dinheiro, como o dinheiro sai do município, como esse dinheiro é aplicado no Consórcio”.

Vale lembrar, que o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, foi eleito o novo presidente do Consaúde, e promoveu uma reunião com os gestores dos 13 municípios, com o objetivo de explicar o funcionamento do Consórcio e discutir melhorias.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui