Conquista: Projeto de orçamento participativo é entregue para a reitoria da Uesb

Proposta de implantação o mecanismo foi entregue ao reunir em reunião.

Professores, estudantes e técnicos-administrativos entregaram projeto para implantação do orçamento participativo em reunião na reitoria da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (27). O encontro contou com a participação do reitor, o professor Paulo Roberto Pinto. Segundo a Uesb, a proposta apresentada está sendo avaliada pela reitoria.

Antes da reunião, cerca de 100 pessoas fizeram um protesto para reivindicar pautas internas da universidade. Entre elas, está também a permanência estudantil (recursos para residências e bolsas). Os professores da Uesb estão em greve desde maio deste ano.

De acordo com o professor Marcos Tavares, em contato com o G1, o grupo solicita que o orçamento participativo seja implantado ainda este ano e de forma paritária entre professores, estudantes e técnicos. “Isso já está em nossa pauta há algum tempo e, nesse momento de greve, a categoria reforçou o pedido. Queremos que o reitor assuma esse compromisso agora. Queremos mais transparência e participação efetiva, democracia de forma completa”, disse.

Segundo ele, representantes da administração e dos departamentos da instituição também participaram do ato. “Nós também queremos que os três campi sejam atendidos de forma igual. Os estudantes reivindicam recursos para residências ou pagar aluguel, bolsas-auxílios (como transporte e alimentação), preço de R$ 1 no restaurante universitário e que os alimentos sejam comprados de assentamentos, que dispensam uso de agrotóxicos”, explicou.

Sobre a greve externa, que envolve todas as universidades estaduais, o professor informou que na tarde desta segunda, por volta das 15h, uma reunião com o governo do estado vai definir os rumos do movimento.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui