Na próxima sexta-feira, dia 21, a população de Vitória da Conquista terá acesso ao Projeto Ibametro Móvel na Estrada, realizado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.
A unidade itinerante do Instituto estará presente na 48ª Expoconquista, no Parque de Exposição “Teopompo de Almeida”, ocupando o espaço da Feira COOPMAC – SEBRAE, estande 25, localizado em frente ao auditório 1. O lançamento oficial vai acontecer dia 22, às 20h, com a presença de autoridades locais.
A unidade itinerante do Ibametro foi montada para levar conhecimentos da área de Metrologia Legal (pesos e medidas) e da Qualidade (certificação) às populações do interior baiano, além de orientações sobre riscos de acidente de consumo. A ação visa capacitar consumidores para atuar como fiscais dos seus direitos nas relações de consumo, envolvendo compras de bens e serviços.
Portanto, a Expoconquista é o palco ideal para este tipo de atividade, por se tratar de um dos maiores eventos do interior da Bahia. “Estaremos próximos dos consumidores, orientando-os sobre as relações de consumo, bem como alertando-os sobre consumo seguro. Ao mesmo tempo, faremos palestras aos gestores interessados em aprimorar seus negócios, abordando temas como certificação de produtos, entre outros”, pontua o Diretor Geral, Osny Bomfim.
A programação do evento inclui, além dos negócios com animais (como rodeios e leilões), a Feira Coopmac-Sebrae, com palestras e cursos de capacitação para empresários, produtores e trabalhadores do setor. Haverão ainda estandes diversos e várias atrações musicais.
Conheça mais o Projeto Ibametro Móvel: A atração é acessível também às crianças, pois os técnicos do órgão utilizam uma linguagem pedagógica para traduzir o matemático mundo dos pesos e medidas. Para tanto, são usados vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais.
Na oportunidade, serão feitas demonstrações em que o consumidor pode ser lesado no dia-a-dia, nas relações de consumo, em compras de supermercados, feiras, postos de combustíveis, utilizando veículos táxis, na compra de brinquedos, entre outros. “No caso de brinquedo, por exemplo, os pais devem sempre adquirir produtos com selo do Inmetro, atestando a qualidade. É alto o índice de acidentes de consumo, em todo o país, envolvendo brinquedos, em função de tintas tóxicas, pequenas peças que podem se soltar, sendo ingeridas pelas crianças, entre outros problemas”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.
Um planejamento detalhado com cronograma de visitações da unidade itinerante foi elaborado pela Diretoria de Sistema e Estratégias do Instituto, de forma a atender as diversas regiões da capital e interior baiano. Entre os municípios a serem visitados, ainda no primeiro semestre deste ano, estão: Irecê, Juazeiro, Cruz das Almas, Senhor do Bomfim, Itaberaba, Maracás, Ipirá, Ruy Barbosa, Brumado, Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Luis Eduardo Magalhães. O projeto foi lançado em Feira de Santana, no dia 11 de março, e já foi apresentado também para a população de Jequié.
Fonte: Ascom do Ibametro