Conquista: 2º Campeonato Baiano de Apartação chega a sua quarta etapa

Acontece nos dias 28 e 29 de março no Centro de Treinamento Dallas Ranch, na Fazenda Avinor, a quarta etapa do 2º Campeonato Baiano de Apartação 2013/2014, das 8h às 18h.

O evento prova a expansão da prática de treinamento de cavalos em Vitória da Conquista e tem como objetivo reunir apreciadores, competidores e criadores de cavalos de várias partes do Brasil.

No campeonato, os praticantes poderão escolher entre oito opções de categorias, dentre elas Principiante, Amador, Master, Non-pró, Aberta Junior, Aberta Classic, Aberta Livre e Aberta Ltda. O 2º Campeonato Baiano de Apartação é uma realização da Associação Nacional do Cavalo de Apartação e da Avinor.

A Competição

A apartação é um tipo de competição equestre com origem norte-americana. A disputa envolve um confronto entre cavalo e boi, sem que haja o contato físico entre os animais. A prática surgiu nos ranchos dos Estados Unidos, onde é comum animais serem apartados do rebanho para que sejam tratados ou alimentados, com o auxílio de cavalos treinados. Foi assim que os peões começaram a observar que essa atividade rotineira poderia se transformar numa competição, surgindo daí as provas de apartação.

Dallas Ranch

O local que sediará a competição é o Dallas Ranch, um centro de treinamento especializado na doma e no treinamento de cavalos, principalmente o quarto de milha, para a prova de apartação e outras modalidades, tais como team pening, tambor e baliza. No Centro, o animal também recebe todos os cuidados necessários em alimentação, hotelarias (baias), higiene, assistências veterinária e de treinadores. Em uma estrutura apropriada e moderna, o treinamento é diário e adaptado para cada modalidade.

O cavalo treina na arena, com bois de verdade e simuladores, e num redondel elétrico, que o condiciona e o prepara fisicamente. “Antigamente, só quem tinha propriedade rural é que podia desenvolver esta condição. Com o surgimento dos centros de treinamento, apaixonados e apreciadores de cavalo podem ter o animal e não se preocuparem diretamente com os cuidados”, explica Nailton Araújo, proprietário do Dallas Ranch e competidor.

As inscrições para a quarta etapa do 2ª Campeonato Baiano de Apartação, bem como todos os detalhes relacionados ao evento, podem ser feitas através do site www.dallasranch.com.br. O 2º Campeonato Baiano de Apartação é uma realização da Associação Nacional do Cavalo de Apartação (Anca), com patrocínio da Cabral & Sousa e apoio do Café Bahia. O evento acontecerá na Fazenda Avinor, a menos de 10km do centro de Vitória da Conquista, sede também do Dallas Ranch, e as competições serão abertas ao público.

 

 

 

Fonte: Ascom do evento

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui