Conhecer a Deus, conhecer ao próximo

“Disse Jesus: ‘Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá.’

Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: ‘E quem é o meu próximo?’” (Lucas 10.28-29)

Conhecer a Deus, conhecer ao próximoUm perito da lei perguntou a Jesus o que deveria fazer para ter a vida eterna. Jesus então lhe perguntou o que a lei dizia e o homem foi preciso: ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E Jesus acrescentou: “Isso mesmo! Faça isso!” Então, para justificar-se, ele perguntou a Jesus: “Quem é o meu próximo?” Acho isso bastante interessante. Ele poderia perguntar: quem é Deus? Seria mais fácil justificar-se assim! Mas ele não tem dúvida alguma sobre o grandioso Deus. Mas diz que não sabe quem é o seu próximo. E é bem provável que não soubesse mesmo.

Achamos que sabemos tanto sobre Deus e ao mesmo tempo somos ignorantes sobre pessoas. Achamos que conhecemos muito de Deus, o que Ele aprova e o que reprova, quem Ele aceita e quem Ele rejeita. Falamos em nome dele, usamos Sua autoridade! Mas conhecemos tão pouco sobre nosso próximo e nos calamos quando deveríamos falar em nome dele, em defesa de suas necessidades e direitos. Não o conhecemos pois não nos aproximamos o bastante para conhece-lo. Achamos que amamos a Deus enquanto falhamos no amor ao próximo. Mas o amor a Deus sem o amor ao próximo não existe. É um delírio religioso!

As Escrituras dizem que, se amamos a Deus e não amamos o próximo, somos mentirosos e a verdade não está em nós (1Jo 4.20). Pois, como afirmou João: “Quem ama a Deus, que ame também seu irmão” (1 Jo 4.21). E não podemos conhecer a Deus se não amamos uns aos outros. Se desconhecemos nosso próximo e lhe negamos amor é porque não conhecemos Deus. Mas Deus se manifesta a nós quando amamos uns aos outros. Ele permanece entre nós e aperfeiçoa em nós o Seu amor (1 Jo 4.12). Não conhecer muito a Deus é justificável. Mas desconhecer o nosso próximo é incompatível coma fé cristã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui