A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por tempo de fabricação no Brasil não é padronizada. Cada estado tem sua própria política que varia de 10 a 30 anos. Com exceção de Pernambuco, que não prevê juros, e Minas Gerais, que isenta apenas modelos com placas pretas. Mas a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara quer consolidar a isenção ao longo de 20 anos em todo o país.
A medida pode beneficiar 6,7 milhões de veículos. No entanto, Estados com prazo inferior a 20 anos não serão afetados. Ou seja, se entrar em vigor, a regulamentação valerá apenas para cinco unidades, a saber: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.
De qualquer forma, se o procedimento for aprovado e aplicado já no ano que vem (2025), isentam modelos fabricados a partir de 2005 em todo o país. Então, criamos uma lista de carros que completarão 20 anos ou mais no próximo ano. Seguir:
Volkswagen Ghoul G3
Considerado por muitos um dos Gols mais bonitos de todos os tempos, a “3ª geração” chegou no início dos anos 2000. Foi uma reestilização bem-sucedida do ogro “polca” com linhas modernas – na época – por dentro e por fora. A pintura iluminada de azul era um charme por si só. Aqueles que ainda têm um desses em estados que ainda não foram isentos se tornarão assim se a lei for aprovada.
Chevrolet Celta
Como resultado do projeto de arara-azul da GM, o Celta nasceu para ser um carro barato e potente. O design era o mais simples possível, assim como o acabamento, mas sua durabilidade faz do slot uma boa opção para comprar mesmo usados. Chegou no início dos anos 2000, por isso entrará na cota para carros com mais de 20 anos para isenção.
Fiat Palio “G3”
Em 2005, o Fiat Palio estava em sua terceira edição. Na verdade, era a segunda reestilização da primeira geração e tinha faróis com refletores circulares duplos e lanternas traseiras redesenhadas. Foi um dos carros mais vendidos no início dos anos 2000 e foi contra o Volkswagen Gol (também G3) e o Fiat Mile.
Há quase 20 anos, o Ford Fiesta está em sua terceira geração, a segunda geração, nacional. O visual era mais moderno, com lanternas elevadas e um grande interior. Foi o primeiro carro a ter um sistema de combustível flexível, embora o Volkswagen Gul tenha sido lançado mais cedo. Também foi resultado do projeto amazonense que, além do hatch, também tinha um sedã e um SUV EcoSport.
Toyota Felder
Uma das peruas mais procuradas no mercado de usados é a Toyota Felder. Foi lançado em 2003 e ganhou fama por seu bom tamanho do porta-malas e confiabilidade mecânica para sua versão sedã, o Corolla. Tinha motor 1.8 com 136 cavalos de potência e câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro posições. Foi um dos últimos carros do gênero antes da mania dos SUVs que acabou com as peruas.
Honda Fit
Nessa época, outro carro em altura que não existe mais é o Fit. Em 2005 estava na primeira geração e era conhecido por seu bom espaço interno e economia de combustível em suas versões com motor 1.4 e câmbio automático CVT. Ele também foi bem equipado, pois vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica elétrica e sistema de rebatimento dos bancos.
Citroën C3
Lançado em 2003, o C3 foi uma aposta ousada da marca no segmento dos chamados hatchbacks premium, que ainda contam com o Volkswagen Polo e a segunda geração do Chevrolet Corsa do Brasil. Cheguei com motor 1.6 cv e 110 cv. No ano seguinte, o hatch passou a ser vendido em versões mais baratas com motor 1.4 com 75 cavalos de potência.
Peugeot 206
Outro acordo que foi bem-sucedido no início dos anos 2000 foi o Peugeot 206. Tinha um design muito moderno na época, o que chamou a atenção dos jovens. Era vendido com um motor Renault 1.0 de 70 cv e 1.6 de 16 volts com 110 cv, como o Citroën C3. Mais tarde, também tinha 1.4 com 75 cavalos de potência.
BMW Série 3
Dizem não haver nada mais caro do que um BMW barato, mas se você quer o luxo de um Série 3 que tem mais de 20 anos, a quarta geração fabricada entre 1998 e 2006 é uma boa opção e será isenta de IPVA. A geração conhecida como E46 do sedã mais vendido da marca chegou com um revolucionário sistema de troca de válvulas na época. O design assinado pelo polêmico Chris Bangle também chamou atenção.
Mitsubishi L200
E as picapes isentas de IPVA? A terceira geração Mitsubishi L200 pode ser uma boa compra que tem mais de 20 anos. Tem a reputação de ser forte e ainda é muito utilizado para o trabalho. Os carros da Mitsubishi foram trazidos pela Souza Ramos e a partir de 1998 passaram a ser fabricados em Catalão (GO), onde são fabricados até hoje. A L200 já está em sua quinta geração.
Fonte: Terra Brasil Notícias