Conheça o ‘Plooging’, prática que tem despertado a consciência ambiental em Porto Seguro

Instituto já recolheu toneladas de lixo e alcançou reconhecimento mundial

Plooging Porto Seguro está percorrendo todas as prais do município. Fotos: Daniel do Valle/SoulBahia

Atividade física e prática sustentável. Foi com essa combinação que voluntários de Porto Seguro e do mundo todo passaram a inspirar outras pessoas através do ‘Plooging’.

A palavra é uma combinação de jogging (corrida) com picking up litter (pegando lixo). Tudo começou na Suécia em 2016 e diversos países passaram a conhecer a ação em 2018.

Uma corrente pacífica, altruísta e reflexiva

Em Porto Seguro, quem coordena é a advogada mineira Lisianne Meira Maia Gama. Ela mora na cidade há 12 anos. Atualmente, ela é a presidente do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro e líder de time do Dia Mundial da Limpeza.

Ela contou ao jornal OSollo como tudo começou e os resultados do Plooging no município.

Tropeçando em garrafas

Em janeiro de 2018, Lisianne e sua família, composta por três integrantes, passaram a fazer um treino matinal na praia, com corridas e caminhadas. Foi quando começaram a tropeçar em garrafas e vários itens de plástico.

O primeiro passo já foi dado contra o lixo

Daí, eles tomaram a nobre atitude de recolher os resíduos, que estavam quase entrando no mar. Esta atividade acabou virando uma rotina matinal.

Foi através de uma amiga de Montes Claros (MG), criadora do projeto “Não Jogue Fora”, que Lisianne descobriu que a atividade que estavam realizando se chamava Plogging.

Plogging ganha forma e visibilidade

Com o tempo, os amigos mais próximos da família também começaram a praticar, até que resolveram criar um perfil no Instagram e interagir com os diversos Plogging’s pelo mundo afora.

Plooging em ação

Em 23 de março deste ano, o grupo foi convidado pelo movimento do México Global Cleanup Relay para participar de um evento mundial de coleta de lixo e decidiram estender o convite publicamente, através do Instagram.

Nesta ocasião, com a participação de quase 40 pessoas, foram recolhidos quase 500 quilos de lixo, dentre plásticos, vidros, ferros etc. A partir deste movimento, os voluntários começaram a participar do Plogging Porto Seguro, sendo as ações geralmente realizadas aos sábados.

Faça parte como um voluntário do Plooging

Reconhecimento mundial

Em seguida, um mês após este evento, em 27 de abril, o Plooging Porto Seguro foi convidado pelo organizador a participar do evento mundial do Plogging, o “Plogging World”, com sede na Áustria.

Lá, o grupo foi homenageado. Os organizadores mundiais fizeram um mapa-mundi e inseriram uma foto do Plogging Porto em ação na praia, sendo o único representante do Brasil no mundo.

Em 22 de junho deste ano, o grupo foi novamente convidado pelo Global Cleanup Relay para participar do evento. Eles estenderam o convite ao projeto da cidade mineira “Não Jogue Fora”, que também esteve presente.

Desde então, os voluntários estão chegando e participando cada vez mais. As pessoas estão despertando para a conscientização ambiental.

Resultados e objetivos

Atualmente, o Plooging é uma instituição com um projeto socioambiental abrangente, a fim de contribuir com toda a humanidade e o planeta.

Até hoje, a quantidade de resíduos coletados e retirados da praia perfaz o total aproximado de 10 toneladas.

Foco na conscientização

Mas o foco maior não é o recolhimento do lixo, é, sobretudo, despertar as pessoas, promover a conscientização, o consumo consciente e, principalmente, a educação ambiental!

Lisianne e seu esposo, também advogado, juntamente com o Ministério Público Estadual e Federal, bem como, com a Comissão do Meio Ambiente da OAB, pretendem unir forças para o cumprimento das leis e, consequentemente, modificar positivamente o cenário em Porto Seguro, contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Quem quiser participar das ações do Plogging é só seguir no Instagram e acompanhar as divulgações pelo link, clicando AQUI.

Para fazer parte do instituto diretamente, contribuindo com o projeto, pode se cadastrar como associado. Entrar em contato pelo e-mail para agendar um horário: ploggingportoseguro@hotmail.com.

O World Cleanup Day, Dia Mundial da Limpeza

No dia 21 de setembro acontecerá a maior mobilização cívica e social do planeta. O Dia Mundial da Limpeza, evento que se iniciou na Estônia há 11 anos, ocorrerá pela décima primeira edição no mundo, tendo a participação este ano de mais de 157 países.

No Brasil, já são mais de 700 cidades cadastradas. É a sexta edição no país e Porto Seguro participa pela primeira vez, sendo cadastrado pelo Plogging Porto Seguro, a convite de Jean Peliciari.

Leia mais: Porto Seguro participará da maior ação de limpeza do planeta

Quem quiser participar, pode se inscrever como voluntário, através do link e entrar em contato pelo Instagram.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui