Conheça as belezas do melhor destino para o verão: a Costa das Baleias

Foto/Montagem: OSollo

Na Bahia, o que não falta é sol, praia, hospitalidade e paisagens encantadoras. Riqueza cultural, culinária, história, bons negócios e as melhores viradas de ano também tem de sobra.

Mas você sabia que tem uma região do estado que acolhe todos esses atrativos? (Sim! Este é o texto que você precisa enviar para todos seus amigos que moram fora da Bahia)

A Costa da Baleias é uma área turística litorânea que se estende do município de Prado até Mucuri. É um lugar que alcança uma taxa de recomendação de quase 9%, conforme pesquisa de demanda realizada.

Os visitantes podem escolher, entre as cidades do território, por verdadeiros paraísos: desde traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura das edificações até uma das mais importantes formações de corais do Atlântico Sul, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Vamos conhecer um pouco melhor sobre alguns destes atrativos? Reunimos informações e impressões sobre. Boa leitura!

Em Abrolhos

O Arquipélago de Abrolhos, em Caravelas, reúne as melhores condições para a prática de mergulho, tanto do tipo contemplativo, quanto o de exploração de naufrágios, como o do famoso cargueiro Rosalina, que afundou no início do século XX, e nas cavernas submarinas, acompanhados de guias.

Formado por cinco ilhas, o espetáculo mesmo fica por conta das baleias jubarte, que se exibem em saltos e piruetas. As tartarugas desovam, enquanto atobás, fragatas, pilotos e grazinas, em diferentes épocas do ano, aparecem para construir seus ninhos.

Em Alcobaça

Alcobaça é visitada anualmente por milhares de turistas. Na zona rural, vale a pena conhecer as casas das fazendas, as praias, o calçadão, coqueirais e mar calmo.

Outras opções são a Barra, com casas de veraneio, Coqueiro, deserta e com ondas fortes, e as construções coloniais do Centro Histórico.

O turismo de veraneio em Alcobaça tem como base as belas praias da região e a proximidade da cidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

Além dos casarões, o patrimônio cultural de Alcobaça concentra-se também nas manifestações folclóricas, além do mar, rio e manguezal.

Em Caravelas

Caravelas é um dos três pontos de saída para visitar o Arquipélago Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. É encantadora cidade colonial, emoldurado por casarões em estilo art nouveau e decorados com azulejos portugueses.

O verão é a melhor época para quem quer agito, mas é recomendável reservar hospedagem com antecedência.

Em Mucuri

Mucuri está situado na divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Possui 35 km de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais.

As praias: a Praia da Barra, Praia da Cacimba do Padre, Praia da Jacuriba, Praia da Vila, Praia de Malvinas, Praia de Mucuri, Praia do Pôr-do-Sol, Praia do Sossego, Praia dos Coqueiros e Praia dos Lençóis.

Em Nova Viçosa

Nova Viçosa possui praia de ondas fracas e mornas, areia batida e branca. Também é porta de entrada para o Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

No ponto leste, em que o rio se lança ao mar, seguiu por um amplo braço que iria dar em Caravelas. Altos coqueiros se erguiam perto da vila, emprestando bela e original feição à paisagem.

Um dos destaques da cidade é seu centrinho, repleto de casas simples e muito coloridas.

Garças brancas sobre suas curiosas raízes, que brotando muito alto do tronco inclina-se sobre as águas, enraizando-se na terra, formando perfeitas arcadas em várias direções.

Em Prado

Prado faz parte da história do descobrimento do Brasil, a natureza é um espetáculo que enche os olhos. A frota de Pedro Álvares Cabral desembarcou no Rio Caí, que pertence à cidade.

Existem muitas praias semidesertas, onde os seus habitantes ainda praticam a pesca artesanal. As mais frequentadas possuem uma excelente infraestrutura, com barracas de praias que oferecem aos seus clientes deliciosos petiscos.

O litoral de Prado é todo recortado por quilômetros de falésias, com vegetação rasteira cobrindo alguns pontos.

A Praia da Paixão é um recanto agradável e pitoresco, com mar de águas mansas e claras, tendo um riacho de água doce que recorta a praia.

Não podemos deixar de citar Corumbau e Cumuruxatiba, que dispensam comentários.

Em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas atrai visitantes tanto da região quanto de estados vizinhos, que são seduzidos pela diversidade de serviços oferecidos.

O turismo de negócios é o segmento que se destaca, pois muitos visitantes se deslocam para a cidade visando a sua concretização e também por encontrar a estrutura necessária como uma ampla rede hoteleira, com instalações confortáveis e qualificados espaços para eventos.

Muitos e bons restaurantes garantem o prazer da boa mesa em diversificadas qualidades, da culinária regional até a internacional.

Outro ponto importante do município é a promissora variedade comercial e industrial, além da disponibilidade de mão-de-obra profissional e qualificada, gerada principalmente pela multiplicidade de cursos oferecidos pelas faculdades particulares e universidade pública.

E aí? Decidiu onde passar as férias? Vá em todos. É pertinho de tudo.

Saiba mais em Destino Costa das Baleias.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui