1. Há milhares de casos notificados por ano
Em todo o mundo, são 100 milhões de casos de dengue notificados a cada ano, e destes, 500.000 são de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença.
2. O mosquito da dengue pode picar a qualquer hora do dia
Ao contrário de outros mosquitos transmissores de doenças, o Aedes aegypti pica durante o dia. Ah, e outra coisa importante, apenas a fêmea transmite a doença.
3. Existem quatro tipos de dengue
Existem quatro tipos de dengue: Tipo 1, 2, 3 ou 4, e o tipo mais comum é a 1 ou 2. O grau de 3 ou 4 são mais violentas.
4. A dengue tadicional não causa hemorragia
A diferença entre dengue hemorrágica e clássica está em sintomas hemorrágicos. Enquanto o clássico não tem esse fator, o hemorrágico apresenta sangramento e gengivas gastrointestinal.
5. Os mosquitos da dengue voam pouco
Um mosquito Aedes Aegypti não chega a 200 metros do local em que ele nasceu e não alcança uma altura superior a 1,5 m de voo. Assim, se você está em torno de um, saiba que ele nasceu na sua casa mesmo ou na casa do vizinho.
6. Significado do nome Aedes Aegypti
O nome “aēdēs” do grego “odioso” e “ægypti” do latim “do Egipto”. Assim sendo, o nome Aedes Aegypti significa “odioso do Egito”.
7. Os países tropicais são mais propensos à doença
A dengue é mais comum em países tropicais, como o clima se torna mais favorável para a proliferação de mosquitos.
8. O Aedes Aegypt também transmiti outra doença
Além da dengue, o Aedes Aegypt pode ser responsável pela febre amarela (do tipo urbana). Portanto, tome o cuidado extra com este mosquito.
9. Cada fêmea coloca muitos ovos
É possível que uma fêmea bote de 150 a 200 ovos de uma só vez. Sabendo disso, dá para ter uma noção do porque esse mosquito consegue se reproduzir muito rápido.
10. As larvas podem viver sem umidade
Não é necessário ter água para as larvas sobreviverem. Elas ficam depositadas e quando entram em contato com água parada, transformam-se em mosquitos.